Nessa quinta-feira (8), o youtuber Monark voltou a ter todas as suas redes sociais banidas após uma declaração polêmica sobre “liberdade de expressão” e “nazismo”. Na última quarta-feira (7), o podcaster publicou um texto um tanto quanto controverso, em seu perfil do X – antigo Twitter –, e acabou sendo punido por seu discurso considerado bastante extremista.
“O nazismo é um ótimo exemplo para ser utilizado na defesa da liberdade de expressão justamente por ser considerada a pior ideologia. Liberdade de expressão real implica que nem mesmo a pior ideia deve ser criminalizada, e isso, infelizmente, inclui o nazismo. A partir do momento em que qualquer ideia se torna ilegal, um aparato repressivo e censor do estado precisa ser criado, e quando isso acontece, já não existe mais liberdade de expressão. Simples”, dizia o polêmico post de Bruno Monteiro.
Logo no dia seguinte a essa publicação, não foi mais possível encontrar as redes sociais do youtuber. Ao tentar acessar o perfil do Monark em qualquer plataforma, não aparece sua página. No X, por exemplo, aparece a seguinte mensagem: “Conta Retida. @monarkbanido foi retido no BR em resposta a uma exigência legal”. Ou seja, as contas do apresentador foram suspensas, mais uma vez, por decisão judicial.
Apesar de essa não ser a primeira vez que isso acontece com ele, a situação virou assunto nas redes sociais. “MUITO TRISTE: o Monark acabou de ter A SUA CONTA NO X BANIDA. O influenciador extremista tinha voltado a defender liberdade de expressão pra nazistas. Que ele vá defender liberdade de expressão pra nazistas na ponte que partiu! Grande dia!”, ironizou um internauta. “MONARK BANIDO. Demorou”; “Monark decaiu tanto como existência”; “Graças a Deus, isso aí não agrega nada… Não faz falta alguma”, escreveram usuários do X.