Luto!

Morre aos 80 anos Jim Abrahams, diretor de ‘apertem os cintos, o piloto sumiu’

Morte de Jim Abrahams é confirmada pelo filho, Joseph, que revela que o cineasta faleceu por causas naturais

Doralice Soriano
Repórter do EM OFF

O cineasta Jim Abrahams, conhecido por sua marca registrada de comédia irreverente, faleceu nesta terça-feira (26), aos 80 anos, em sua casa na Califórnia. A informação foi confirmada pelo seu filho, Joseph, à revista Hollywood Reporter. De acordo com o comunicado, a morte ocorreu por causas naturais. Abrahams deixa um legado inconfundível no cinema e na comédia americana.

Juntamente com os irmãos Jerry e David Zucker, Abrahams foi responsável por algumas das comédias mais icônicas dos anos 1980 e 1990. O trio criou filmes como Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! (1980), Corra que a Polícia Vem Aí (1988) e Top Gang: Ases Muito Loucos! (1991). Além disso, Abrahams também foi roteirista de Todo Mundo em Pânico 4, consolidando sua carreira como um dos grandes nomes da comédia.

Com Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!, Abrahams recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Roteiro em 1980, evidenciando a importância cultural do filme. A produção, que foi um grande sucesso de bilheteira, narra as absurdas aventuras de um piloto com medo de voar, que se vê em um caos aéreo enquanto tenta reconquistar sua ex-namorada.

Além de sua carreira no cinema, Abrahams também se aventurou na televisão. Em 1982, ele criou a sitcom Police Squad!, que foi indicada ao Emmy e, apesar de ter durado pouco tempo, serviu de base para o sucesso da franquia Corra que a Polícia Vem Aí. Sua contribuição ao entretenimento foi vasta, e sua influência permanece viva tanto nas telas grandes quanto nas pequenas.