LUTO

Morre aos 81 anos Sebastião Salgado, ícone da fotografia mundial

Instituto Terra confirma morte de Sebastião Salgado; causa não foi divulgada

Doralice Soriano, Repórter do EM OFF

O mundo da fotografia perdeu um de seus maiores nomes. Sebastião Salgado faleceu nesta sexta-feira (22), aos 81 anos, em Paris. A informação foi divulgada pelas redes sociais pelo Instituto Terra, organização fundada por ele e sua esposa, Lélia Deluiz Wanick Salgado. A causa da morte não foi informada. O fotógrafo mineiro era reconhecido mundialmente por suas imagens em preto e branco que retratavam a humanidade e o planeta.

A publicação no Instagram trouxe uma imagem com as datas de nascimento (1944) e morte (2025) do fotógrafo. O texto destacava seu papel como “fundador, mestre e eterno inspirador”. Além da carreira fotográfica, Salgado foi lembrado por sua luta pela restauração ambiental ao lado de Lélia. O Instituto Terra prometeu seguir cultivando seu legado. “Nosso eterno Tião, presente!”, concluiu o post.

Segundo a Folha de S. Paulo, Salgado enfrentava complicações de uma malária contraída nos anos 1990. Durante uma exposição recente na França, ele já demonstrava sinais de abatimento. Pessoas próximas afirmaram que os medicamentos usados já não faziam mais efeito. Em 2024, ele anunciou sua aposentadoria do trabalho de campo. A Academia de Belas Artes da França também lamentou a perda.

Sebastião Salgado nasceu em Aimorés (MG) em 1944. Formado em economia, descobriu a fotografia em 1973 e passou a documentar o mundo em preto e branco. Seus projetos “Trabalhadores”, “Êxodos” e “Gênesis” o tornaram referência global. Ele visitou mais de 120 países, registrando a vida humana e a natureza. Deixa a esposa, dois filhos e dois netos, além de um legado imortal.

VEJA ALGUMAS FOTOGRAFIAS FAMOSA DE SEBASTIÃO:

Fotografia de Serra Pelada — Foto: Divulgação/ Sebastião Salgado
‘Pinguins de Barbicha’ sobre icebergs localizados entre as ilhas Zavodovski e Visokoi, próximo da Antártida. Foto: Sebastião Salgado
Foto de Salgado mostra filhotes de elefantes-marinhos-do-sul, na baía de Saint Andrews. — Foto: Sebastião Salgado