Neste sábado (17), o Brasil foi pego de surpresa com a notícia da morte do apresentador e dono do SBT, Senor Abravanel, também conhecido como Silvio Santos, aos 93 anos de idade. O empresário havia passado cerca de três dias internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tratando de H1N1 e recebeu alta no último dia 20 de julho. No entanto, na quinta-feira (1º), o carioca voltou a se sentir mal e precisou ser hospitalizado mais uma vez. O comunicador deixou esposa, cinco filhas e 14 netos.
O SBT se comunicou por meio de uma nota: “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações”.
Silvio Santos estava afastado da televisão desde 2022, quando foi diagnosticado com Covid-19. Seu programa dominical, o “Programa Silvio Santos”, um dos mais longevos da televisão em todo o mundo, foi assumido pela filha, Patrícia Abravanel.
A história de Silvio Santos
O Homem do Baú começou sua carreira ainda na adolescência ajudando o pai na loja da família e acabou se tornando camelô aos 14 anos de idade. Ele fez história vendendo seus produtos no centro do Rio de Janeiro e incentivado pelo sucesso que fazia nas ruas, decidiu prestar concurso para ser locutor da antiga Rádio Guanabara no final da década de 40 e conquistou o primeiro lugar. O empresário, ao perceber que conseguiria ganhar vários prêmios em dinheiro, passou a participar de várias competições, chegando a ser campeão por 12 vezes seguidas. A história do jovem que estava levando a melhor em todos os concursos não agradou os adversários e as organizações dos eventos quiseram impedi-lo de participar. Foi neste momento que Senor Abravanel colocou de lado seu nome de batismo e adotou o pseudônimo Silvio Santos.
O comunicador estreou na televisão brasileira poucos anos após o meio de comunicação começar a fazer parte da história do país. O ano era 1956 e Silvio Santos foi contratado pela TV Paulista para fazer a narração dos comerciais das lojas Clipper. Já o famoso “Programa Silvio Santos” surgiu cerca de seis anos depois na mesma emissora e o empresário também era o responsável por produzir a atração. No entanto, o SBT só surgiu em agosto 1981, quando o Presidente da República João Baptista Figueiredo deu ao apresentador uma concessão da rede de TV.
Após anos como uma figura marcante da TV brasileira, Silvio Santos só deixou as telinhas em fevereiro de 2023, mas o programa teria sido gravado em setembro do ano anterior. Depois disso, dono do SBT não teria mais voltado a pisar na emissora e os boatos de aposentadoria ganharam força. Alguns fãs ainda questionavam se o apresentador algum dia voltaria a estar a frente da famosa atração, mas Cíntia Abravanel deixou claro que o pai já não era mais a mesma pessoa.