A equipe médica do papa Francisco, que está internado há uma semana para tratar de uma pneumonia bilateral, informou que o pontífice não corre risco de vida, mas que as notícias ainda não são boas e “ele não está fora de perigo” por ser um “paciente frágil”. Devido a idade avançada, o Santo Padre permanecerá internado por pelo menos mais uma semana.
Coletiva de imprensa
Nesta sexta-feira (21), pela primeira vez desde a internação do papa, os médicos fizeram uma entrevista coletiva para atualizar o quadro clínico do pontífice. Eles também disseram que o chefe da Igreja Católica não está dependente de nenhum aparelho auxiliar e consegue caminhar, mas somente por distâncias curtas devido a dificuldade respiratória e do problema prévio em seu joelho.
- Figurinista que denunciou José Mayer integra equipe de Fernanda Torres
- Ana Hickmann se pronuncia após ser acusada de desviar valor milionário de empresa conjunta
- Papa Francisco não corre risco de morte mas notícias ainda não são boas; entenda
- Preta Gil desmente notícia de sua morte após fake news viralizar
- Conheça os motivos que levaram ao fim do relacionamento de João Guilherme e Bruna Marquezine
Mesmo com toda dificuldade, ainda assim, se levanta com frequência e trabalha em uma poltrona. A equipe médica informou que Francisco sabe que está em perigo e pediu que eles não escondessem nenhuma informação do público. Embora o quadro seja frágil, ele está respondendo aos tratamentos, mas isso pode mudar a cada dia.
Questionado se o pontífice estava fora de perigo, um médico da equipe prontamente respondeu: “Não. É uma infecção importante, com tantos micróbios, em um senhor de 88 anos”, afirmou Sergio Alfieri. Ele disse ainda que “o papa é durão” e está confiante que ele vai se recuperar. “Não existe o ‘se’ neste caso. Ele vai se recuperar”, declarou. “O papa é durão. Quantas outras pessoas suportariam tantas infecções com a carga de compromissos dele?”.
Outro questionamento feito para a equipe médica foi sobre o maior risco que o pontífice pode enfrentar neste momento. Alfieri disse que uma sepse poderia complicar muito a situação. “Pode acontecer de os microorganismos que estão nas vias respiratórios e pulmões entrarem no sangue, e nesse caso qualquer paciente teria uma sepse, que nessa idade pode ser difícil de curar. Nesse momento, ele não tem sepse”, afirmou.
Os médicos foram questionados também sobre por que nenhuma imagem do papa foi divulgada desde que ele foi internado, algo considerado atípico pela imprensa italiana. “Não queremos uma foto do papa de pijama do jornal”, retrucou Alfieri. “Ele não está na cama com roupa de papa. Vamos respeitar a intimidade de qualquer pessoa”.
Saúde frágil
Nos últimos anos, o papa tem enfrentado problemas de saúde, incluindo episódios regulares de gripe, dor ciática e uma hérnia abdominal que exigiu cirurgia em 2023. Quando jovem, ele desenvolveu pleurisia, que causa dor no peito e dificuldade de respirar, e teve parte de um pulmão removido.