A apresentadora Patrícia Poeta enfrentou uma onda de críticas nas redes sociais nesta segunda-feira (9), após exibir no programa Encontro, da TV Globo, uma entrevista com os pais de Herus Guimarães Mendes da Conceição, morto durante uma ação do Bope no último sábado (7), em uma festa junina no Morro do Santo Amaro, no Rio de Janeiro. Internautas acusaram o programa de falta de sensibilidade e sensacionalismo ao transmitir ao vivo o luto da família. Muitos apontaram a tentativa de alavancar audiência com o sofrimento da mãe do jovem.
O enterro de Herus, de 24 anos, ocorreu no domingo (8). No dia seguinte, os pais, Fernando e Mônica Guimarães, participaram do programa para relatar a dor da perda e cobrar explicações sobre a operação policial. Desde a entrada no estúdio, a mãe chorava intensamente e permaneceu em lágrimas por toda a entrevista, que durou mais de 20 minutos. Em um dos momentos mais marcantes, ela descreveu o que viu no momento da abordagem policial, acusando os agentes de arrastar o corpo do filho escada abaixo.
O pai de Herus também se manifestou durante a entrevista, agradecendo o espaço concedido e lamentando a violência da ação. Ele afirmou que os policiais ignoraram que se tratava de uma festa junina tradicional no local, onde o filho dançava desde criança. Emocionado, descreveu a dor de ver o corpo do jovem com marcas de agressão. “Ontem, quando fui dormir, só vinha na minha cabeça o rosto dele todo arranhado e a testa furada”, desabafou.
A repercussão nas redes sociais foi imediata e negativa. Diversos usuários criticaram tanto a emissora quanto a apresentadora. “Como colocam essa mãe nesse estado ao vivo?”, questionou uma seguidora. Outros acusaram o programa de explorar a dor alheia: “O sensacionalismo venceu”, escreveu outro internauta. Comentários ainda cobraram mais responsabilidade editorial da Globo: “Tiraram a TV Globinho pra isso?”, disse um usuário. A Globo e Patrícia Poeta ainda não se manifestaram oficialmente sobre as críticas.
🚨VEJA: Mãe do Herus, adolescente morto a tiros por policiais em festa junina no Rio, relata que não consegue dormir após tudo que aconteceu. #Encontro
— Hora da Fofoca (@horadafofocatv) June 9, 2025
pic.twitter.com/q9PY1IrxxC
APRESENTADORA RECEBEU CRITICAS :
O que Patrícia Poeta faz no “Encontro” não é jornalismo, é sensacionalismo.
— Vini Rigoletto (@ViniRigoletto) June 9, 2025
Expor o luto de uma mãe ao vivo é desrespeito, não serviço.
Dor não é entretenimento.#Encontro pic.twitter.com/ge8hPoSOD5
Gente, como que o programa coloca essa mãe nesse estado ao vivo? Essa Patrícia Poeta e a produção desse negócio são bizarros! #Encontro pic.twitter.com/3wyiumgQFx
— Ígor 🌿🔴⚫ (@igooooooorrrr) June 9, 2025