Nos últimos dias, um novo fenômeno tomou conta das redes sociais: o jovem profeta Miguel Oliveira, de apenas 15 anos, vem chamando atenção ao pregar o Evangelho, promover supostas curas de câncer e, também, gerar polêmica com seus constantes pedidos de pix. Com uma voz marcante e muita teatralidade em suas apresentações, o adolescente tem dividido opiniões na internet.
No último domingo (27/4), Miguel recorreu ao Instagram para responder às críticas que vem recebendo, tanto pela forma intensa como conduz suas pregações quanto pela mistura de temas políticos em seus discursos. Ele prometeu uma posição oficial sobre o futuro de seu ministério.
“Estou passando aqui para fazer um pronunciamento junto a todos vocês. Neste final de semana, eu vou pensar, refletir, como já estou refletindo, sobre algumas críticas — claro que todas construtivas — e parar para pensar um pouco sobre algumas coisas a respeito do meu ministério e algumas ações”, declarou o missionário.
“Quero lhes informar que segunda-feira (28) à noite lançarei um pronunciamento oficial sobre a minha posição. Deus abençoe. Orem pela minha vida se puderem“, completou.
Em março, Miguel Oliveira revelou em entrevista ao portal Fuxico Gospel que tem recebido ameaças de morte. Segundo ele, mensagens e vídeos intimidatórios começaram a circular após suas pregações. “Recebi um vídeo, de visualização única, dizendo que, se eu pisasse na cidade de Maringá (PR) para pregar, eu iria levar tiros. Há muitas ameaças também nas redes sociais”, relatou.
Quem é Miguel Oliveira?
Membro da Igreja Assembleia de Deus Avivamento Profético, localizada em Carapicuíba (SP), Miguel Oliveira viu seus vídeos se tornarem virais nas últimas semanas no Instagram e no TikTok. O jovem ganhou notoriedade ao se apresentar realizando supostas profecias e curas durante cultos.
Entre os relatos, Miguel afirma que já curou uma mulher com câncer e, em uma de suas primeiras ministrações, teria feito um paralítico jogar as muletas fora e sair correndo pela igreja. Em outro testemunho, ele diz que nasceu sem tímpanos e cordas vocais, mas que, aos 3 anos, passou a cantar hinos cristãos graças a uma intervenção divina.
Além disso, o jovem missionário afirma que fala em línguas e é capaz de interpretar a chamada “linguagem dos anjos”, algo que vem sendo amplamente questionado por fiéis e líderes religiosos mais tradicionais.
Outro fator que gera críticas são os frequentes pedidos de doações financeiras durante os cultos. Em uma das gravações que circulam na web, Miguel pede: “Quero agora quatro pessoas aqui no altar para doar R$ 1 mil. A velocidade com que você vem é a velocidade com que o milagre será realizado”.