LUTO !

Preta Gil morre aos 50 anos após complicações do câncer nos Estados Unidos

Preta Gil faleceu neste domingo (20/7) aos 50 anos em decorrência de um câncer colorretal, diagnosticado inicialmente em janeiro de 2023.

Neto Maciel, Repórter do EM OFF

A cantora Preta Gil, filha de Gilberto Gil, morreu neste domingo (20/7) aos 50 anos, nos EUA após ir ao país para tratar o câncer Colorretal. De acordo com informações da Coluna de Fábia Oliveira do Portal Metrópole, Preta descobriu uma piora após exames de rotina. Nesta última quarta-feira (16/7), segundo a coluna, teria sido o dia que a cantora descobriu a piora de seu estado clínico.

Durante um exame de quimioterapia, Preta Gil havia passado mal e os médicos rapidamente fizeram exames e descobriram que a doença já havia se espalhado. Após a repercussão do falecimento da cantora, a família confirmou o óbito e afirmou que se pronunciaria em breve.

Amigos e familiares de Preta Gil se locomovem para os EUA, entre eles, Carolina Dieckmmann que conseguiu um tempo das gravações para ir até a amiga. No entanto, de acordo com a atriz, ela não sabia que o estado da cantora estava tão grave.

Ainda segundo informações de Fábia Oliveira, o pai de Preta, Gilberto Gil, acabou passando mal quando recebeu a notícia do falecimento da filha. De acordo com a coluna, Gilberto teria tido um aumento da pressão arterial.

MELHORES AMIGOS PRESTÃO HOMENAGEM:

Gominho e Carolina Dieckmmann usaram as redes sociais neste domingo (20/7) para homenagear a amiga, no Dia do Amigo, Gominho afirmou que Preta era além de sua amiga: “Ela não é só minha amiga, ela é minha mãe; irmã; família e inspiração para uma vida. Mas, viver com Preta é andar com um clarão de luz que ilumina o mundo […]”.

Carolina enfatizou a amizade com Preta Gil e afirmou, durante a homenagem, que elas eram uma só pessoa: “A amizade em uma imagem. Você vê duas pessoas ,mas, na verdade é uma casa e eu moro aqui. Preta é meu colo e quem também é a dona do meu. Preta é a tradução mais bonita disso. Mas nossa irmandade também é transbordamento. Juntas, hoje muito e sempre, sempre até além […]”

VEJA AS HOMENAGENS NA IMAGEM ABAIXO:

FAMÍLIA SE PRONUNICA SOBRE MORTE DE PRETA:

Gilberto Gil, pai da cantora e Flora Gil, sua irmã, publicaram um comunicado em suas respectivas redes sociais sobre o falecimento da cantora. Na nota, eles confirmam a morte e enfatizam que agora, estão cuidado dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil.

ACOMPANHE A NOTA COMPLETA ABAIXO:

ENTENDA A DOENÇA:

Preta Gil voltou a enfrentar uma dura batalha contra o câncer colorretal, diagnosticado inicialmente em janeiro de 2023. A cantora descobriu a doença após exames apontarem um tumor do tipo adenocarcinoma. Mas, em agosto do mesmo ano, ela passou por cirurgia no Hospital Sírio-Libanês para remover o tumor.

Após o procedimento, Preta passou a usar uma bolsa de ileostomia, que mostrou com naturalidade e coragem nas redes sociais. No entanto, a artista chegou a comemorar a cura da doença, mas, meses depois, revelou que o câncer havia retornado. Mas, desta vez, com metástases em quatro regiões do corpo.

Entre os novos focos da doença estão dois tumores nos linfonodos, um nódulo no ureter e metástase no peritônio — membrana que reveste os órgãos do abdômen. Mas, diante do agravamento do quadro, Preta deu início a um tratamento experimental. A nova etapa incluiu sessões de quimioterapia seguidas por um protocolo nos EUA.

Por fim, desde maio de 2025, a cantora está entre Nova York e Washington para receber medicações ainda em fase de estudo. O plano da equipe médica é avaliar a resposta ao tratamento até agosto deste ano. Somente após novos exames será possível traçar os próximos passos nessa jornada de luta e esperança.