A casa caiu

Radialista ‘desmascara’ José Luiz Datena e expõe ‘hipocrisia’ do apresentador

Após expor a situação, João Rodrigues sugeriu que o apresentador não tente entrar para a política novamente

Lara Santana
Repórter do EM OFF

O apresentador José Luiz Datena recentemente se afastou do comando do telejornal “Brasil Urgente” para concorrer ao cargo de prefeito de São Paulo e desde então já se envolveu em algumas polêmicas. Nesta terça-feira (23), viralizou nas redes sociais um vídeo do prefeito João Rodrigues, de Chapecó, em Santa Catarina, onde o político apontava algumas hipocrisias no comportamento do comunicador. Dentre as contradições expostas por ele, estão críticas severas então candidato Lula, apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e posteriormente elogios ao atual governo Lula.

O vídeo foi publicado no perfil do TikTok do prefeito e radialista João Rodrigues, que fez questão de debochar do comunicador por desistir de suas candidaturas políticas. “Um cidadão que para mim bateu todos os records por tentar ser um homem público e nunca conseguir ser porque sempre amarelou. E se fosse [político], seria daquela banda do escroto, do nojento. Eu quero aqui fazer esta homenagem ao senhor Datena, da Band”, disse ele. Em seguida, o político questionou como a emissora paulista permite que o jornalista apresente um programa.

As acusações de João Rodrigues contra o apresentador

“Confere aí o que diz Datena em outubro de 2022, junto com o presidente Bolsonaro”, disse João Rodrigues. Em seguida, a edição mostrou o trecho de uma coletiva de imprensa que o apresentador do “Brasil Urgente” participou ao lado do então presidente do país. “Eu vim aqui fazer questão de agradecer o presidente pelo o que ele fez por mim, porque eu enfrentei uma barra difícil, vocês todos acompanharam. Eu fui massacrado nas redes sociais e até o fim ele se manteve ao meu lado”, explicou ele.

No momento seguinte, João Rodrigues mostrou o print de uma matéria do site UOL de outubro de 2021, que criticou Lula durante o “Brasil Urgente” na época em que ele era candidato à presidência do país. “Datena alfineta Lula: ‘Política está podre por causa de gente como você'”, dizia o título. O prefeito também mostrou uma coletiva de imprensa que o jornalista teria participado após a vitória de Lula, onde ele mudou o discurso e elogiou o atual governo. “O Lula salvou o Brasil de negativismo, salvou o Brasil de coisas terríveis que estavam por vir”, declarou o comunicador.

E teve mais!

O prefeito de Chapecó também fez questão de mostrar o vídeo de um encontro de José Luiz Datena com Guilherme Boulos, que também concorre à prefeitura de São Paulo este ano. “Depois ele com o Boulos, tomando um gole, estava animadinho, gravata solta e fazendo a cabeça dele pra ficar contra o PT”, detalhou João Rodrigues. Na gravação, os dois candidatos e mais um homem estava sentados à mesa discutindo sobre política. “Se você peitar o PT e nós sairmos candidatos, se você falar para o Lula: ‘Eu quero o Datena como vice e sinto muito’, nós podemos sair porque é o nosso acordo. Política é como nuvem, cada hora está em um lugar”, explicou o contratado da Band.

“E para finalizar todas as traições feitas em um período só, ele se filia a um partido político pela quinquagésima vez, trocou de lado várias vezes e já se declara apoiador dessa jovem chamada Tábata [Amaral], que eu acho que é deputada”, explicou João Rodrigues. Em seguida, a edição do vídeo mostrou o discurso de Datena durante a filiação dele ao partido PSB. “Eu acredito muito na Tábata como estadista”, declarou o apresentador.

“Isso dá nojo! Nojo! Você jamais deve entrar para a política!”, completou o radialista e prefeito de Chapecó. Ele também sugeriu um que os telespectadores do “Brasil Urgente” tomem uma atitude contra o comunicador. “Vamos fazer o seguinte, cidadão? Cancela o Datena! Quando chegar a hora do programa dele na Band, troca de canal. Ele não merece ser assistido. Gente com esse comportamento merece ser repudiado”, finalizou João Rodrigues.