Rayssa Leal, que conquistou no último domingo (28) a medalha de bronze ao ficar em terceiro lugar na competição de skate street, gerou polêmica ao quebrar uma das exigências dos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta brasileira, que com apenas 16 anos conquistou a segunda medalha olímpica da carreira, quebrou o protocolo ao mandar uma mensagem religiosa na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A multimedalhista olímpica driblou a recomendação do Ministério de Esportes da França, que pede que os atletas não façam manifestações religiosas ou façam uso de símbolos religiosos nas competições, no intuito de garantir a laicidade do evento. Em sinais de Libras, Rayssa Legal disse que “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”.
Rumo ao ouro em 2028
Em entrevista à TV Globo, Rayssa Legal falou sobre a competição na qual conquistou a medalha de bronze, e mirou na medalha de ouro em 2028. “Eu acho que, na semifinal, eu não sabia nem onde eu tava. Na final, eu fiquei muito, muito feliz. Consegui fazer minhas manobras, fazer o meu melhor, iniciou ela.
A jovem explicou que, mesmo desgastada, ficou feliz por ter realizado as manobras e ter conquistado uma vaga no pódio. “Eu já estava muito cansada, o sol desgastou bastante. Foi pouco tempo para recuperar, mas consegui fazer minhas manobras e estou muito feliz. Em 2028, em Los Angeles, vem o ouro”, declarou a skatista.