Por uma diferença mínima de apenas 0.067 pontos, Rebeca Andrade ficou de fora do pódio da trave olímpica nesta segunda-feira (05). A nota atribuída à ginasta brasileira, no entanto, virou motivo de revolta para o público brasileiro, que passou a cobrar a Federação Internacional de Ginástica pelos 13.933 pontos concedidos à atleta, que culminou em seu 4º lugar na colocação final.
No X, antigo Twitter, os termos “que nota é essa?”, “que roubo foi esse?”, “quarto lugar”, “Rebeca”, “fomos roubados” e “assaltada” tomaram conta dos Trending Topics da rede social após o resultado da final. “Roubaram a medalha dela!”, comentou um usuário indignado na publicação da FIG. “Se Rebeca tivesse um passaporte diferente, né? Eu vi o que vocês fizeram aí”, comentou outro.
Em outra uma publicação, uma torcedora estrangeira se mostrou frustrada com a nota recebida por Rebeca Andrade. “Chocado com essa pontuação. Uma rotina limpa, mas derrotada até a medalha por uma ginasta que teve que segurar a trave com as duas mãos para não cair… Destruída por ela“, lamentou a internauta.
Diego Hypólito, ex-ginasta e comentaristas da TV Globo, definiu a nota concedida à Rebeca Andrade como “injusta”. “Não vou ser imparcial, vou falar o que eu penso. Ela tinha um pódio que tinha possibilidade, faltou algumas conexoes, mas óbvio que a nota foi baixa”, iniciou ele, visivelmente indignado.
“Ela não teve um grande desiquilibrio, ao meu ver foi uma série que merecia a medalha de prata, a gente sabe que é um esporto subjetivo decidido por subjetivas, é visível que foi uma série limpa. Última competidora, não tem grandes falhas, entrou bem, e tirar 13.933 foi totalmente injusto”, concluiu o medalhista olímpico.