SAÚDE

Senadora Damares Alves revela diagnóstico de câncer de mama

Senadora passou por cirurgia em julho, iniciou radioterapia e mantém rotina no Senado

Hanna Carvalho, Repórter do EM OFF

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos no governo Jair Bolsonaro, revelou nesta quarta-feira (21/8) que foi diagnosticada com câncer de mama há cerca de um mês. O anúncio foi feito nas redes sociais e acompanhado de uma mensagem de incentivo às mulheres para que realizem exames preventivos.

Segundo a parlamentar, o tumor foi identificado em estágio inicial, o que permitiu a realização de uma cirurgia para retirada no dia 31 de julho. Apenas quatro dias depois, em 4 de agosto, ela já estava de volta às atividades no Senado, presidindo uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos. Atualmente, Damares iniciou sessões de radioterapia, mas reforçou que pretende manter a agenda política normalmente.

“Façam o autoexame, busquem fazer a mamografia. Descobrir a doença ainda no começo é fundamental para evitar complicações”, destacou em seu comunicado. Ela também citou a recente aprovação de um projeto que reduz para 30 anos a idade mínima para mamografias na rede pública de saúde.

Colegas de Congresso e aliados manifestaram apoio. O deputado Fred Linhares (Republicanos-DF) disse ter certeza de que ela “mais uma vez sairá vencedora”. Já o senador Jorge Seif (PL-SC) afirmou que Damares “não está sozinha nessa luta”, enquanto Flávio Bolsonaro (PL-RJ) desejou que “Deus abençoe seu tratamento e restaure sua saúde”.