Taís Araújo, que vive a batalhadora Raquel, em Vale Tudo, conversou com a Revista Quem e abriu o jogo sobre as mudanças na trajetória da sua personagem, protagonista da novela das nove. A atriz revelou que não esperava uma mudança tão severa na condução da história por parte de Manuela Dias, autora do remake, e que se sente frustrada com as alterações no roteiro.
“Esse momento da Raquel voltar à vender sanduíches na praia, confesso que recebi com um susto. Porque não era a trama original. Então, pra mim, a Raquel ia numa curva ascendente. Quando vi aquilo, pensei: ‘ué, vai voltar para a praia, gente?’. Aí eu entendi e também falei: ‘Ok! Mas ela está escrevendo uma parte da história. Bora lá fazer'”, disse.
“Quando eu peguei a Raquel pra fazer, falei: ‘Cara, a narrativa dessa mulher é a cara do Brasil! E ela vai ter uma ascensão social, a partir do trabalho. Vai ser linda. E ela vai ascender e permanecer’. Isso vai ser uma narrativa muito nova do que a gente vê sobre representação da mulher, da negra, na teledramaturgia brasileira. Quando eu vejo que isso não aconteceu, como uma artista que quer contar uma nova narrativa no país, e a dramaturgia proporciona isso, confesso que fiquei triste e frustrada”, disparou.
Mesmo não aprovando os rumos da personagem no remake, Taís Araújo ainda garantiu que não vai desistir de defender a Raquel. “E com um respeito enorme a todas as mulheres que a Raquel representa, vou até o final para defender essa personagem, porque acredito nessa mulher. Acredito nessa mulher negra que trabalha para manter uma família, que ascende socialmente, que se dedica, que é uma mulher séria e capaz”, finalizou.