Um dos protagonistas de um momento histórico da teledramaturgia brasileira, Thiago Fragoso, 42 anos, afirma que hoje em dia ele e Mateus Solano não seriam escalados para viverem Niko e Félix, que foram os personagens que deram o primeiro beijo entre dois homens em uma novela da Globo. A novela “Amor à Vida”, 2014, foi uma das últimas tramas vivida por Thiago Fragoso na TV Globo antes de deixar de fazer parte do elenco fixo da emissora em 2023.
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o ator, que está em cartaz no teatro Tuca, em São Paulo, ao lado de outros astros globais como Antônio Fagundes, Christiane Torloni e Alexandra Martins, na peça “Dois de Nós”, falou sobre a atual cena artística brasileira e polemizou ao afirmar que tem dificuldade em ser escalado por conta de seu perfil de homem branco, loiro, de olhos claros e heterossexual.
O ator explica seu raciocínio afirmando que o mundo está passando por uma mudança do “status quo” e cita um exemplo no caso da disputa por um papel em uma novela, que outros três atores disputam com ele esse mesmo papel, todos eles com as suas mesmas características: homem branco, loiro e hétero. “Entrou um não pode mais ter homem hétero, branco”, analisou.
O ator afirma ainda que está se adaptando às mudanças proporcionadas pelos tempos de redes sociais em seu ofício como ator. “Quanto menos você aparece, mais o personagem aparece. Isso para mim sempre foi um norte. Mas vivemos uma época em que tem gente escalando pela internet, de acordo com o número de seguidores”, observa. O ator não é muito afeito à exposição da vida privada, mas reconhece a importância das redes sociais, até como um complemento de renda para a vida de um artista atualmente.