PARCIALIDADE?

Tumulto em Parintins: Caprichoso abandona apuração e Garantido leva o título

Presidente do boi azul acusa jurados de parcialidade e abandona Bumbódromo após receber sequência de notas abaixo de 10

H
Hanna Carvalho, Repórter do EM OFF

 A apuração das notas dos bois no Festival Folclórico de Parintins foi marcada por um intenso tumulto na tarde desta segunda-feira (30/06), após a divulgação das avaliações de uma jurada que não concedeu nenhuma nota 10 ao Boi-Bumbá Caprichoso.

A decisão gerou grande insatisfação e culminou com a retirada do presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, e de toda a diretoria do Bumbódromo.

Segundo Amoedo, os jurados em questão já haviam sido alvo de um pedido de impugnação por parte do Caprichoso antes mesmo do início do festival. A diretoria do boi azul e branco já manifestava suspeitas de que esses indivíduos não atuariam com a imparcialidade necessária para julgar a disputa de forma justa, o que, de acordo com o presidente, se confirmou durante a apuração.

“Os jurados que nós acusamos que deveriam ter sido tirados da comissão são os que estão detonando o Caprichoso. Nós acusamos esses caras para a comissão que eles iam fazer isso, é ridículo seguir com essa apuração”, disse Rossy, antes de deixar o Bumbódromo.

Enquanto o Caprichoso denunciava supostas irregularidades, o Boi-Bumbá Garantido consagrou-se o grande campeão da 58ª edição do Festival Folclórico de Parintins, somando seu 33º título à história.

Com o projeto “Boi do Povo, Boi do Povão”, o “Boi do Coração” arrebatou jurados e público com três noites memoráveis:

  • Na sexta-feira (1ª noite), apresentou o tema “O Ecoar das Vozes da Floresta”, com destaque para a Lenda Amazônica “Tapyra’yawara” e o ritual “Moyngo, A Iniciação Maragareum”;
  • No sábado (2ª noite), emocionou com “Garantido, Patrimônio do Povo”, destacando o “Ritual Ajié” e a participação de Adriano Paquetá como Pajé;
  • E no domingo (3ª noite), encerrou com “Garantido, Boi do Brasil”, consolidando a performance vitoriosa.

A diretoria do Caprichoso ainda não confirmou se irá recorrer oficialmente da apuração. A organização do festival também não se pronunciou sobre as denúncias feitas.