O Vaticano divulgou na tarde desta quarta-feira (5) uma atualização sobre o estado de saúde do papa Francisco, que segue internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro. De acordo com o boletim oficial da Santa Sé, o pontífice não apresentou novos episódios de insuficiência respiratória. No entanto, seu quadro continua sendo monitorado de perto pelos médicos, devido à complexidade do caso.
Segundo a nota, durante o dia, o papa foi submetido a sessões de oxigenoterapia de alto fluxo, e à noite, será retomada a ventilação mecânica não invasiva. Além disso, o Santo Padre aumentou a fisioterapia respiratória e a terapia motora ativa para ajudar em sua recuperação. O pontífice, que completou 88 anos, passou o dia sentado em uma poltrona, o que indica uma melhora no quadro clínico.
- Luciana Picorelli estreia na TV com programa cheio de novidades
- VÍDEO: Apresentadora Ticiane Pinheiro choca internet ao revelar intimidade
- VEJA! Fãs de Anitta surtam com suposta gravidez da cantora
- Novo affair de Anitta é flagrado durante momento íntimo com a cantora
- Zé Felipe é criticado por postura como marido e rebate com ironia
Na última segunda-feira (3), o Vaticano havia informado que o papa Francisco sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda, exigindo o uso de equipamentos para auxiliar sua respiração. Felizmente, não foi necessário o uso de intubação. Mesmo assim, o prognóstico permanece reservado, o que significa que a evolução do quadro ainda não pode ser completamente prevista.
O estado de saúde do papa tem gerado grande atenção mundial, principalmente por conta de sua idade e da gravidade das complicações respiratórias. O prognóstico, segundo o Ministério da Saúde, é uma estimativa sobre como a doença pode se desenvolver nos próximos dias, e, por enquanto, continua sendo monitorado pela equipe médica que cuida do pontífice.