O Vaticano divulgou um novo boletim médico sobre o estado de saúde do papa Francisco, nesta segunda-feira (24). De acordo com a nota, o pontífice teve uma “leve melhora” em seu quadro clínico, sem apresentar novas crises respiratórias, mas que ainda permanece em “estado crítico” e fazendo oxigenoterapia, tratamento indicado quando o paciente tem baixos níveis de oxigênio no corpo.
O Santo Padre enfrenta um quadro delicado de pneumonia bilateral e está internado há mais de dez dias. Dado o quadro delicado de Francisco, o Vaticano convocou orações noturnas para a recuperação do líder da Igreja Católica.
- Luciana Picorelli estreia na TV com programa cheio de novidades
- VÍDEO: Apresentadora Ticiane Pinheiro choca internet ao revelar intimidade
- VEJA! Fãs de Anitta surtam com suposta gravidez da cantora
- Novo affair de Anitta é flagrado durante momento íntimo com a cantora
- Zé Felipe é criticado por postura como marido e rebate com ironia
“A oxigenoterapia continua, embora com fluxo e percentual de oxigênio ligeiramente reduzidos”, informou o Vaticano, acrescentando que alguns dos exames laboratoriais do pontífice também apresentaram uma melhora. Sobre o quadro de insuficiência renal leve, identificado neste domingo, a Santa Sé informou que a situação “não é preocupante”, mas que segue sendo monitorada.
“Os médicos, tendo em vista a complexidade do quadro clínico, ainda não estão divulgando o prognóstico com cautela. Pela manhã, ele recebeu a Eucaristia e, à tarde, retomou suas atividades profissionais”, disse a Santa Sé. “À noite, ele telefonou para o pároco da Paróquia de Gaza para expressar sua proximidade paterna. O Papa Francisco agradeceu a todo o povo de Deus que se reuniu para rezar por sua saúde nos últimos dias.”
No boletim da manhã, a Santa Sé informou que o Papa passou a noite de forma tranquila, sem novas crises respiratórias. “A noite transcorreu bem, o Papa dormiu e está descansando”, afirmou o comunicado do Vaticano.
No fim de semana, o Papa sofreu uma piora em sua condição, com crises respiratórias que o levaram a iniciar o tratamento com as almofadas nasais de oxigênio, além de ter sido identificada uma insuficiência renal leve. Os exames de sangue do fim de semana também revelaram uma plaquetopenia — diminuição do número de plaquetas no sangue — associada a uma anemia.