A influenciadora e empresária Virginia Fonseca resolveu se render a nova moda de lives NPC “non-playable character” (“personagem não jogável”, em tradução livre) na plataforma chinesa TikTok e deu o que falar nas redes sociais nesta segunda-feira (25). Ao lado do também influenciador Lucas Guedez, a loira fez caras e bocas durante a exibição ao vivo e foi massacrada por internautas após a exibição.
Nos comentários em um publicação no Instagram, diversas pessoas apontaram a atitude inusitada da influenciadora que, atualmente, é considerada uma das maiores do país. Já outros apontaram uma suposta ‘exposição ao ridículo’ da esposa do cantor Zé Felipe. Nas últimas semanas, as lives NPC viraram febre no Brasil e em outros países na plataforma de vídeos TikTok.
“O que mais me choca é ver que ‘a maior influencer do Brasil’ não influencia em nada e é zero conteúdo (sic)”, disse uma usuária do Instagram. “Já dizia o felca não é pq tem números que é um conteúdo bom (sic)”, disparou um homem na mesma rede social. “Dois forçados”, criticou uma outra mulher, que também adicionou em emoji ‘enjoado’ junto com a frase.
Polêmica envolvendo as lives
Com movimentos repetitivos, vozes infantilizadas, caracterização como maquiagem e apetrechos, a ação viralizou e ganhou diversos adeptos na rede social. A interação entre “personagem” e usuário rende dinheiro real ao streamer por meio dos presentes e reações das pessoas com o conteúdo. O percursor das lives no Brasil, o influenciador Felca, afirmou ter ganho, em uma hora, cerca de R$ 50 mil.
Apesar do sucesso, a tendência poder ter vida curta, já que o próprio TikTok vem restringindo a visibilidade desse tipo de conteúdo na plataforma para que as famosas ‘lives NPC’ caiam em desuso na rede. Mesmo tendo iniciado a onda no país, o influenciador Felca afirma que as lives são um conteúdo ‘sem conteúdo’.
“Sua live não pode ser recomendada e será restrita nos resultados de busca, porque ela pode apresentar conteúdo que envolve ações muito repetitivas, não autênticas ou degradantes para induzir os espectadores a enviarem presentes”, diz o aviso publicado pelo influenciador sobre as mensagens de restrição publicadas pela rede aos usuários.