Alerta

Vítima de golpe com IA, Sandra Annenberg faz alerta nas redes

Jornalista Sandra Annenberg postou um vídeo em suas redes sociais alertando os seguidores para o golpe usando sua imagem

Juarez Oliveira
Repórter do EM OFF

A jornalista Sandra Annenberg é mais uma vítima que está tendo a sua imagem utilizada de forma indevida e, com o uso de inteligência artificial, por criminosos para a aplicação de golpes na internet. Golpes semelhantes já foram utilizados utilizando-se a imagem do médico Drauzio Varela e também o influenciador Gil do Vigor. A forma é sempre a mesma, os golpistas utilizam a imagem de pessoas conhecidas e com boa reputação, para tentar vender algum produto ou aplicar um golpe.

Sandra Annenberg postou um vídeo em suas redes sociais demonstrando estar bastante chateada com a situação e afirmando que está tomando todas as medidas legais para tentar identificar e punir os responsáveis. “Estou sendo vítima de uso indevido da minha imagem nas redes sociais. Adulteraram um post que fiz para o Globo Repórter e, com mau uso da inteligência artificial, colocaram outro texto com uma voz que lembra muito a minha”, alertou.

A jornalista ainda explicou que estavam usando a inteligência artificial para criar vídeos falsos com sua voz, afirmou que as medidas legais estão sendo tomadas e cravou que o responsável será identificado e punido. “A gente vai conseguir descobrir”. Sandra Annenberg se lamentou ainda da tentativa de uso de sua imagem de credibilidade, construída ao longo dos anos, para tentar aplicar golpes. “Estão usando a minha credibilidade, construída ao longo de mais de três décadas de telejornalismo, para aplicar golpes. Eu estou me sentindo ultrajada”, disse.

Sandra Annenberg também pediu desculpas às pessoas que foram vítimas do golpe. “Eu sinto muito se você, que confia em mim, caiu nessa. Nós somos vítimas do mesmo criminoso. E quem está fazendo isso saiba: a gente vai conseguir descobrir [quem é]”, pontuou e seguiu se lamentando. “O pior de tudo é que tem gente caindo nessa fraude, isso é muito grave, muito triste. Gente que, por acreditar em mim, acha que está vendo algo verdadeiro e cai numa propaganda enganosa. Isso é estelionato, é crime. E eu e a Globo vamos entrar com todas as medidas cabíveis”, reforçou o alerta.

Sair da versão mobile