William Anders, astronauta que fez parte do “Apollo 8”, missão realizada em 1968 que tinha o objetivo de orbitar a Lua, faleceu em um acidente aéreo nessa sexta-feira (7), nos Estados Unidos. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da queda da aeronave em Washington, região noroeste do país.
O astronauta tinha 90 anos e ficou conhecido por ser o responsável pela foto “Earthrise”, que mostrava a vista da Terra a partir da Lua. Anders foi o piloto da missão Apollo 8, primeira a orbitar o satélite natural do planeta na década de 60. A morte do veterano foi confirmada por seu filho, Greg Anders: “Ele era um grande piloto e sentiremos muita falta dele”, declarou à Associated Press.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, em inglês), afirmou que o avião de modelo Beechcraft T-34 Mentor despencou na região do arquipélago das Ilhas San Juan. Somente o astronauta estava na aeronave no momento. Socorristas foram enviados até o local, segundo informações da FAA, as causas para o acidente ainda estão sendo investigadas.
Quem foi William Anders
Nascido em 1933, em Hong Kong, William Anders mudou-se ainda criança para os Estados Unidos. O jovem piloto iniciou sua carreira graduando-se em Ciência pela Academia Naval dos Estados Unidos, em 1955. Em 1960, se tornou mestre em Engenharia Nuclear pelo Instituto de Tecnologia da Força Aérea.
No ano de 1963, Anders foi escolhido pela Nasa para se tornar um astronauta. Cerca de dois anos depois ele foi escalado para sua primeira missão Gemini XI, como piloto reserva. A sua ida ao espaço aconteceu 1968, após ser escolhido como piloto do Apollo 8. Missão conhecida por ser a primeira a orbitar a lua. No ano seguinte ele foi escolhido para o Apollo 11, responsável pelo primeiro pouso na satelite natural da terra.