Susto

Forte turbulência obriga avião com 325 passageiros a fazer pouso de emergência em Natal

Pouso de emergência foi solicitado quando aeronave entrava no espaço aéreo brasileiro, vindo da Espanha em direção ao Uruguai

Juarez Oliveira
Repórter do EM OFF

Um avião da companhia aérea Air Europa, que seguia da Espanha para o Uruguai, na madrugada desta segunda-feira, 01º, sofreu uma forte turbulência ao entrar no território aéreo brasileiro e teve que fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Natal (aeroporto governador Aluísio Alves). A turbulência deixou pelo menos 30, dos 325 passageiros a bordo do voo, feridos.

De acordo com a empresa Zurich Airport Brasil, que é a responsável pela operação do aeroporto de Natal, a aeronave modelo Boeing 787-9 Dreamline, da empresa aérea Air Europa, solicitou o pouso de emergência no aeroporto de Natal às 2h32 desta segunda. A empresa aérea informou em nota que foi necessário o pouso em Natal por conta da “natureza da turbulência e por razões de segurança”.

De acordo com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) de Natal dos 30 passageiros atendidos no chamado, mais de 10 tiveram que ser encaminhados para o hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, para a análise de fraturas. O Serviço médico informou que grande parte dos ferimentos foram ocasionados porque os passageiros bateram a cabeça durante a turbulência, ocasionando fraturas na cervical, lesões na face e dores no tórax.

A Air Europa informou que sete passageiros trataram lesões de graus variados, além de um “número indeterminado de pessoas com pequenas contusões”. Nas redes sociais foram divulgados vídeos gravados de dentro do avião, que mostram a pista do aeroporto internacional de Natal com inúmeras viaturas de socorro para dar assistência à aeronave que acabara de fazer o pouso de emergência. O voo havia partido de Madri, na Espanha, e seguiria direto para Montevidéu, no Uruguai.