Há 26 anos atrás, um homem traçava um longo e árduo destino que o público apenas tinha visto nos filmes de Hollywood. Omar Bin Omran havia desaparecido durante a guerra civil que tomou conta da Argélia, na África do Norte, na década de 1990. Pouco mais de duas décadas depois, o homem foi encontrado na casa do vizinho.
Omar foi encontrado vivo na cidade de El Guedid, há poucos metros da casa onde morava com a família quando desapareceu. As autoridades confirmaram a prisão de um homem 61 anos, acusado de sequestrar e manter a vítima em cárcere privado por longas décadas. Ele foi encontrado no porão da casa do vizinho no dia 12 de maio.
O resgate foi possível graças à uma denúncia feita às autoridades locais. Um oficial de Justiça explicou: “Após este relato, o procurador-geral ordenou a abertura de uma investigação aprofundada e os agentes foram à casa em questão. No dia 12 de maio, às 20h, horário local, a vítima Omar bin Omran, de 45 anos, foi encontrada no porão de seu vizinho, BA, 61 anos”.
O irmão da vítima, por meio das redes sociais, relatou que o crime foi ocasionado por conta de uma briga por herança. A vítima, que já está recebendo tratamento médico e psicológico, afirmou que ocasionalmente via a família do cativeiro, mas que não conseguia pedir ajuda pois o sequestrador o fez acreditar que estava sob um “feitiço”.