Urgente!

VÍDEO: Opositor de Nicolas Maduro é sequestrado na Venezuela

O ex-deputado Freddy Superlano é um dos principais críticos do governo do ditador venezuelano

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

O ex-deputado Freddy Superlano, opositor do regime de Nicolas Maduro, foi sequestrado na manhã desta terça-feira (30), em Caracas, na Venezuela. Ele é o atual dirigente do partido Voluntad Popular e um dos principais críticos do governo do ditador venezuelano. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o político é abordado por autoridades venezuelanas.

“Devemos denunciar responsavelmente ao país que há poucos minutos foi sequestrado o nosso coordenador político nacional, Freddy Superlano”, anunciou na rede social X, antigo Twitter, o partido VP. Nos últimos dias, o ex-deputado fez um alerta sobre uma “escalada repressiva” em meio aos protestos contra a reeleição do presidente Nicolás Maduro.

Exilado

De acordo com o perfil “Eixo Político”, Freddy Superlano esteve exilado na Colômbia por um tempo. Depois, voltou à Venezuela e concorreu ao cargo de governador de Barinas em 2021. Embora tenha vencido a eleição, o governo não reconheceu os resultados por ser um bastião do chavismo e o impediu de assumir o cargo.

O processo eleitoral na Venezuela tem sido alvo de duras críticas por parte da comunidade internacional, incluindo o Brasil. Diversos países pediram uma maior transparência em torno do processo eleitoral que ocorreu no último domingo (28), e que, mais uma vez, deu a vitória a Nicolas Maduro com mais de 50% dos votos. Esse é o terceiro mandato do ditador venezuelano.

Segundo o jornal O Globo, a oposição afirma ter provas de que o vencedor foi o diplomata Edmundo González. “Temos 73,20% das atas e, com este resultado, o nosso presidente eleito é Edmundo González Urrutia”, disse María Corina, líder da oposição na Venezuela.

Leia mais:

Sair da versão mobile