No início dessa semana, um crime bárbaro chocou a todos. Um pai matou o próprio filho para se vingar da ex, a mãe da criança. Anthony Levy Nascimento dos Santos, que completou 5 anos no dia de seu sepultamento, foi envenenado por meio do mingau feito pela avó. Mas, até o momento, não há registros de envolvimento da familiar no crime. Matheus Soares Omena dos Santos foi o responsável por colocar chumbinho no alimento do menino.
O pai de Anthony foi preso nessa quarta-feira (29) e confessou o crime, após ter até chorado no velório do filho. Um vídeo das câmeras de segurança da escola mostrou o momento em que o criminoso chegou ao colégio com a criança e o momento em que ele saiu e jogou um objeto no pátio, que, segundo a Polícia Civil, era o frasco do veneno utilizado para matar o menino.
Anthony morreu na segunda-feira (27), pouco tempo depois de passar mal na escola. A criança chegou a ser levada com vida para o hospital, mas faleceu cerca de uma hora depois. Matheus teria arquitetado a morte do filho uma semana antes de cometer o crime. Em depoimento à polícia, o criminoso afirmou que comprou o chumbinho na feira do bairro do Jacintinho e pagou R$ 13 pelo produto.
“Ele foi muito frio. Mas confessou que teve um relacionamento de 8 anos com a mãe do menino e que estavam há 6 meses separados. Foi quando resolveu se vingar da mulher tirando a vida do próprio filho“, afirmou o delegado Sidney Tenório. Antes de ir até o colégio, Matheus ainda passou com o pequeno Anthony na casa da mãe, para que ele pudesse colocar o uniforme da escola. Logo depois, os dois se encaminharam à instituição de ensino, chegando lá às 7h27.
7h28 as câmeras registraram o momento em que Matheus jogou o objeto suspeito no pátio. Cerca de 20 minutos depois, Anthony se manifestou e avisou às professoras que estava passando mal. O menino deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) às 9h e faleceu uma hora depois dentro da própria unidade de saúde. A substância só foi encontrada no chão da escola horas depois, o que ainda deixou em risco a vida de outras crianças.
Na véspera de sua prisão, Matheus chegou a dar entrevista para a TV Gazeta, lamentando a morte do filho e até chorou. O Instituto Médico Legal (IML) informou que durante a necropsia foi achada uma substância estranha ao corpo e avisou que o material será encaminhado para análise no Laboratório de Toxicologia do Instituto de Criminalística (IC). O resultado pode sair em até 15 dias.
Cabe, aqui, explicar que o chumbinho é um veneno agrícola. Seu uso deve ser destinado apenas às lavouras. A substância é utilizada como raticida de maneira ilegal, pois não possui registro na Anvisa e sequer em outro órgão do governo. O que faz com que a compra e a venda do produto sejam consideradas crime.