Caro leitor, inicio este texto com um questionamento instigador: na sua humilde opinião, Virgínia Fonseca seria digna do posto de mulher mais relevante do Brasil? Pense, mas pense bem (pode gargalhar – sinta-se à vontade) e responda pra si mesmo… Sim, este colunista concorda com você, qual a relevância da pergunta? Nenhuma.
Recentemente, tive a grande oportunidade (ou seria adversidade? Bom, vamos deixar este conflito para depois) de ler uma entrevista do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba no Grupo Especial do Rio. O jovem de pensamento curioso é chamado Gabriel David. Ele concedeu uma entrevista à Revista VEJA e conseguiu levantar questionamentos peculiares (a quem ainda consegue pensar com lucidez).
No entanto, após a leitura, consegui ficar totalmente atônito. David afirmou que Virgínia Fonseca é a mulher mais relevante do Brasil atualmente: “Talvez não tenha nenhuma mulher tão relevante midiaticamente nesse momento no Brasil como a Virgínia.”
“Aqueles que realizam grandes feitos devem ser conhecidos, pois a glória é a medida do talento aplicado.”
— Leonardo da Vinci
Talento: aptidão para fazer algo bem, seja arte, ciência, esportes ou qualquer atividade. Dito isto, induzir pessoas a se viciar em jogos ilegais de azar, entraria nessa lista que define a palavra talento? Bem, lhes deixo essa reflexão com “Muita leveza, cheia de paz, alegria e boas energias” – Poliana Rocha Lispector.
UMA VISÃO DEFASADA:
Acredito que os grandes governos, academias e a alta sociedade deveriam dar reconhecimento e relevância a quem de fato os mereça. Seria uma falta de sanidade coletiva ou apenas o famoso “surfar no hype”? Acredito que, se for a segunda opção, vejo que com o passar das épocas, o ‘conceito’ de fato deu uma reformulada, não de uma forma positiva. Pelo contrário. Quelle tristesse!
Esta é a deixa perfeita para enaltecer Tatiana Sampaio. Não a conhece?? Viu? Isso confirma a falha no sistema. Mas vamos prosseguir… Tatiana é responsável por dar esperança a pacientes com lesão medular. A pesquisadora lidera o Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular, do Instituto de Ciências Biomédicas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Com o avanço em suas pesquisas, Tatiana foi capaz de realizar testes em humanos e obter resultados surpreendentes. Cinco voluntários participaram do tratamento e todos eles obtiveram resultados positivos. Apesar dos avanços, ainda não há uma cura definitiva para pessoas tetraplégicas, mas existe esperança e isso é o suficiente para que as coisas deem certo.
“A ciência não recompensa apenas a sorte, mas o trabalho árduo e a persistência.”
— Marie Curie
Por fim, meu caro e querido leitor! Percebo que o único culpado de tudo é apenas o tempo. Seja para uma sociedade evoluída ou para outra onde seus princípios egoístas estão acima de tudo e de todos.
Se me permitem, consegui concluir que o tempo é a base de tudo! Ele está ali, mas nem sempre temos a compreensão de enxergá-lo e nos perdemos nele sem ao menos perceber. Seja um abraço que não deu tempo de dar, um carinho, uma mensagem de texto ou até um adeus.
“O tempo é aquilo que mais queremos, mas também o que pior usamos.”
— William Penn
