Os usuários do X, antigo Twitter, foram surpreendidos nessa quarta-feira (28), com a determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu um prazo de 24 horas para o empresário Elon Musk (dono da rede social), designar um responsável legal pela a rede social no país. Caso não cumpra a ordem, o X pode ser suspenso em todo território nacional.
Assim que a intimação do STF se tornou pública, usuários do microblog se desesperaram com a possibilidade de não poderem mais fazer uso do Twitter. No entanto, existem meios de os internautas seguirem utilizando a rede social de Elon Musk, mesmo caso o site seja realmente tirado do ar no país. Uma opção, é utilizando um VPN.
Explicando, VPN significa Rede Social Privada (Virtual Private Networking). Em sumo, VPN é um serviço que cria uma conexão de rede privada entre dispositivos nas redes sociais de forma segura. Quando você utiliza a ferramenta, ela blinda suas informações pessoais, como senhas e dados.
Além disso, o VPN te permite acessar conteúdos que normalmente você não conseguiria. Contextualizando, se um site ou aplicativo estiver bloqueado em determinado país por algum motivo, o VPN pode “esconder” seu IP original. Em resumo, o VPN serve para criar uma camuflagem em sua atividade online, protegendo assim a sua privacidade.
Na internet, são muitas as opções de VPN’s disponíveis. No entanto, é preciso se atentar para as opções confiáveis. O site “Oficina da Net”, listou recentemente algumas opções de VPN pagos e gratuitos que são conhecidos dos usuários brasileiros e possuem boas avaliações. Veja a baixo a lista:
Opções de VPN pagos no Brasil
- ExpressVPN
- NordVPN
- CyberGhost
Opções de VPN grátis no Brasil
- Privado VPN
- Proton VPN
- TunnelBear VPN
Como utilizar?
Após a escolha do VPN, o processo para utilizar o serviço de software é o mesmo. O usuário deve baixar o aplicativo em seu computador ou smartphone. Após isso, você irá configurar o serviço. Algumas opções de VPN dão a possibilidade de você escolher o país que quer utilizar o IP. Após ativar o serviço, você já estará conectado e poderá utilizar o Twitter normalmente.