Diversidade

Para evitar ‘cancelamento’, TV Globo toma decisão sobre nova versão de ‘Renascer’

Emissora carioca quer que nova versão preze pela diversidade no elenco

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

Já está tudo prono na TV Globo para dar início às gravações de “Renascer”, próxima novela das 21h. Mais uma vez, a emissora aposta num imenso sucesso de Benedito Ruy Barbosa para o horário. A nova versão do folhetim, mais uma vez escrita por Bruno Luperi, porém, terá mudanças. O canal quer evitar o falatório e o “cancelamento” nas redes sociais.

De acordo com o colunista Flávio Ricco, do portal R7, a novela seguirá os protocolos estabelecidos na emissora e vai apostar em um elenco com mais diversidade e em atores negros, assim como projetos mais recentes, como “Vai na Fé” e “Amor Perfeito”. Artistas da Bahia, onde se passa a trama da novela, também serão amplamente utilizados.

A ideia é não repetir erros do passado, como a novela “Segundo Sol”, escrita por João Emanuel Carneiro. Exibida entre maio e novembro de 2018, a trama também se passava na Bahia, porém, era protagonizada basicamente por atores brancos, como Emílio Dantas, Adriana Esteves, Deborah Secco, Giovanna Antonelli e Letícia Colin. Isso rendeu muitas críticas à Globo.

Vale destacar que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 80% da população do estado da Bahia era composta por pretos e pardos em 2018.

Gravações agendadas

Ainda segundo Flávio Ricco, as gravações serão disparadas nos próximos dias. A primeira etapa, a captação de externas em Ilhéus, deve se estender até a véspera do Natal, em dezembro. Essa equipe será conduzida por Gustavo Fernandez. As gravações terão poucas pausas, já que há um certo “atraso” no projeto. A partir daí, serão realizadas as gravações em estúdio, no Rio de Janeiro.

Antes programada para estrear em 22 de janeiro, “Renascer” deve ser adiada em algumas semanas. A informação, segundo o colunista, é que a TV Globo quer dar mais tempo de produção à equipe da novela, para que o folhetim estreie com um bom “respiro” de episódios. Assim, “Terra e Paixão”, de Walcyr Carrasco, terá sua duração espichada em uma ou duas semanas.

Marcos Palmeira, assim como em “Pantanal”, será o protagonista José Inocêncio, um poderoso fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus. Na primeira fase de “Renascer”, o personagem será vivido por Humberto Carrão. No elenco da novela estão ainda nomes como Rodrigo Simas, Sophie Charlotte, Irandhir Santos, Juan Paiva, Jackson Antunes, Samantha Jones, Duda Santos, Theresa Fonseca, Adanilo Reis e Edvana Carvalho.

Leia mais:

Sair da versão mobile