PAPEL HISTÓRICO DO JORNAL!

Assembleia Legislativa celebra os 75 anos do Jornal O Dia em sessão solene

O encontro reuniu proprietários, profissionais do veículo e autoridades estaduais, destacando o papel histórico do jornal

a
agência conversadebastidores, Repórter do EM OFF

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na última quinta-feira (5/2), uma sessão solene para marcar os 75 anos do Jornal O Dia. A cerimônia aconteceu no Plenário Waldemar Macêdo. O encontro reuniu proprietários, profissionais do veículo e autoridades estaduais, destacando o papel histórico do jornal. Além de o reconher como o primeiro diário do estado, na formação da opinião pública e no registro da vida política e social piauiense.

A homenagem foi proposta pelo vice-presidente da Casa, deputado Francisco Limma (PT). Ele classificou o acervo do periódico como parte relevante da memória coletiva do Piauí. Sendo assim, em sua fala, ele ressaltou a contribuição do jornal para consolidar um debate público voltado à ideia de desenvolvimento. Incluindo assim, temas como modernização urbana, ampliação de infraestrutura e integração do estado às dinâmicas econômicas regional e nacional. A solenidade teve início com a abertura conduzida pelo presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), marcando assim o começo oficial do evento.

Entretanto, representando o Sistema O Dia de Comunicação, o diretor-presidente Valmir Miranda atribuiu a longevidade do veículo à persistência de equipes e gestores ao longo das décadas, mantendo um jornalismo voltado ao leitor. Segundo ele, a capacidade de se reinventar foi decisiva para atravessar gerações. Mas, sem abandonar o compromisso de noticiar e valorizar o Piauí, estimulando uma sociedade mais participativa.

EX-DIRETOR RECEBE HOMENAGEM:

Também homenageado, o ex-diretor do jornal e membro da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, destacou a resistência do impresso diante das transformações tecnológicas e culturais, preservando o que considera essencial: a busca pela verdade e o interesse público. Ele, no entanto, pontuou ainda que, em tempos de desinformação, o jornalismo profissional se torna ainda mais necessário, exigindo rigor, ética e independência.

A editora-chefe Ithyara Borges avaliou que o reconhecimento prestado por autoridades reforça a credibilidade construída pelo jornal no dia a dia. Já o diretor-executivo José Liberal Neto afirmou que o O Dia ajudou a fortalecer a cidadania no estado e reiterou o objetivo de manter um sistema de comunicação comprometido com responsabilidade, conexão com o público e estímulo ao desenvolvimento.

Por fim, o Portal EM OFF registra, com respeito e admiração, os 75 anos do Jornal O Dia — um marco da imprensa piauiense — e cumprimenta a família Miranda, a equipe e todos os profissionais que construíram essa trajetória, reafirmando que memória, credibilidade e jornalismo bem feito seguem sendo patrimônio público.