Nova pesquisa

Com baixaria na TV, Silvio Mendes derrete e Fábio Novo cresce em nova pesquisa eleitoral em Teresina

Pesquisa mostra crescimento e consolidação de Fábio Novo na liderança, frente à baixaria apresentada pela campanha de Silvio Mendes na TV

Erlan Bastos
Colunista do EM OFF

Faltando menos de 20 dias para o 1º turno das eleições municipais de 2024, o cenário para a disputa majoritária em Teresina começa a se consolidar. Após o início da propaganda eleitoral do rádio e na televisão, quando os candidatos puderam aparecer ainda mais para os eleitores e levarem suas propostas, os índices apresentados nas pesquisas de intenção de votos foram se firmando e trouxeram uma tendência nos últimos levantamentos.

Na madrugada desta segunda-feira, 16, foi divulgada uma nova pesquisa do Instituto Credibilidade para a corrida eleitoral para a prefeitura de Teresina. O levantamento, que ouviu 2000 eleitores teresinenses de ambos os sexos, de diferentes bairros, estratos sociais, faixas etárias e graus de instrução, possui margem de erro de 2,19%, para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%, foi realizada entre os dias 9 e 12 de setembro de 2024 e está registrada no TSE sob o número PI-04772/2024.

O levantamento mostrou o crescimento de Fábio Novo, que na pesquisa estimulada, considerando-se apenas os votos válidos, aparece com 52,39%, contra 38,49% do candidato Sílvio Mendes. Na sequência surgem os candidatos Drº Pessoa, com 6,94%; Tonny Kerlley, com 0,98%; Lourdes Melo, com 0,38%; Geraldo Carvalho, com 0,38%; Telsírio Alencar, com 0,22%; Santiago Belizário, com 0,11% e Francinaldo Leão, com 0,11%.

Considerando-se apenas os votos válidos, a vantagem do candidato Fábio Novo sobre Silvio Mendes atingiu nessa pesquisa a sua maior margem, chegando a 13,9%. O que cristaliza uma tendência dos últimos levantamentos apresentados, que é o crescimento de Fábio Novo e a estagnação ou até mesmo a queda de Silvio Mendes.

Essa tendência pode ser explicada olhando-se os conteúdos apresentados pelos dois candidatos em seus programas eleitorais. Enquanto Fábio Novo se preocupa em trazer propostas e apresentar soluções para os problemas atuais da cidade de Teresina, a campanha de Silvio Mendes se ocupa com ataques e baixarias ao candidato que lidera as pesquisas, esquecendo-se que a população condena esse tipo de baixaria. A resposta está sendo dada nos índices apresentados nas pesquisas.