O deputado federal Florentino Neto cumpriu, nesta segunda-feira (15/12), agenda institucional relacionada à obra do Piscinão de Parnaíba. Mas, vale destacar que a obra tem previsão de licitação para 9 de fevereiro de 2026.
Durante a agenda, o parlamentar apresentou a comissão formada por representantes da comunidade e, assim, garantiu o acompanhamento de todas as etapas da execução da obra. Além disso, líderes locais consideram a intervenção estratégica para enfrentar um problema histórico de alagamentos no município. Por fim, os vereadores João do Trânsito, Samarone e Ronaldo Prado também participaram das reuniões e reforçaram o alinhamento político.

A comitiva esteve na Secretaria de Planejamento do Estado, onde se reuniu com o secretário Washington Bonfim. Mas, na Defesa Civil do Estado, em encontro com o diretor de Engenharia e Reconstruções, Eduardo Apolônio; e na superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF), instituição responsável pelo acompanhamento técnico e financeiro do projeto.
No entanto, em todas as agendas, a comissão tratou do cronograma da obra, que será executada em etapas. Na CEF, o grupo solicitou celeridade na análise dos projetos e, em seguida, a instituição informou que já dispõe dos recursos necessários para a execução.
OBJETIVO DA EMPRESA:
Mas, na Secretaria de Planejamento, Washington Bonfim explicou que a empresa vencedora da licitação ficará responsável pela realização de estudos técnicos complementares do projeto executivo, com o objetivo de garantir a correta execução da obra e prevenir problemas futuros.
Na Defesa Civil, a equipe discutiu as desapropriações necessárias para viabilizar a obra e, além disso, definiu o pagamento do aluguel social destinado aos moradores que sofrerão impacto durante o período de execução.
Segundo Florentino Neto, a obra apresenta elevado grau de complexidade técnica e impacto social. “É uma intervenção que exige planejamento rigoroso, acompanhamento permanente e integração entre os entes envolvidos. A comissão garante transparência, controle social e maior eficiência na execução de uma obra estruturante para Parnaíba”, afirmou o parlamentar.