DEU ERRADO

Nota de repúdio dá errado e vereadores de Parnaíba são massacrados na web

A Câmara Municipal de Parnaíba soltou uma nota de repúdio sem nenhuma assinatura e acabou sendo massacrada nas redes sociais

E
Erlan Bastos, Colunista do EM OFF

Caiu como um banho de água fria a “nota de repúdio” publicada no perfil oficial da Câmara Municipal de Parnaíba na tarde desta quarta-feira (22). O texto afirma que vereadores estariam sofrendo perseguição por serem opositores ao prefeito, mas não cita quem são esses vereadores nem quem estaria os atacando. Além disso, a nota não possui assinatura. A publicação teria sido incentivada pelos vereadores David Soares e Zé Filho Caxingó, mas o efeito foi devastador: centenas de comentários negativos surgiram nas redes.

A nota menciona a liberdade de expressão e defende que ela deve ser exercida, mas alega que, neste caso específico, “existem limites” e que os discursos deveriam se manter no âmbito político, e não pessoal. O texto, no entanto, ignora que o vereador David Soares usou a tribuna para afirmar que o prefeito Francisco Emanuel é um “moleque” e um “câncer”, além de chamar um jornalista de “vagabundo”. A população questiona: o que essas falas têm de político?

O vereador Zé Filho Caxingó foi além. Chamou um jornalista,sem identificar quem, de “bandido”, “vagabundo”, “pistoleiro” e ainda disse que ele “só fala merda”. Mais uma vez, o público se perguntou: o que essas declarações têm de político? O fato é que esse movimento, aparentemente motivado apenas pelo ego desses dois vereadores, colocou a Câmara Municipal em uma situação vexatória diante da população, e a repercussão negativa manchou ainda mais a imagem da Casa. Tudo isso por causa de apenas dois vereadores.

O prefeito de Parnaíba foi difamado com carros de som, e a Câmara Municipal resolveu se vitimizar — tudo por causa de dois parlamentares com o ego ferido.

Explicações

Não é difícil entender de onde vem esse movimento dos vereadores: tem nome e sobrenome, Gracinha Mão Santa. A ex-prefeita de Parnaíba foi convidada a se retirar da prefeitura após o rompimento político com Francisco Emanuel. Ela não esconde que aposta na lógica do “quanto pior, melhor” e encontrou duas marionetes na Câmara, que acabaram envergonhando os outros 17 colegas da Casa.

Caxingó

Zé Filho foi às redes sociais tentar se explicar, certamente pressionado pelos comentários negativos. Ele afirmou não ter qualquer contato com Gracinha, mas disse que “respeita” a deputada. Vale lembrar que, há menos de um ano, Gracinha chamou Caxingó de “vagabundo” em um palanque.