A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 24, a “Operação 42”, para combater o tráfico de drogas nos municípios de Teresina, Altos e União. A operação contou ainda com o apoio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).
Ao todo, a operação da Polícia Civil tinha o objetivo de dar cumprimento à 29 mandados de busca e apreensão e de prisão de membros de facções criminosas que atuam no tráfico de drogas em Teresina, Altos e União. Além disso, o coordenador do DENARC, delegado Samuel Silveira, ressaltou que a facção tinha ligações com outras organizações criminosas de São Paulo, de onde vinha a droga que era recebida e redistribuída pela facção local.
O delegado Samuel Silveira pontuou ainda que entre os presos durante a operação está um homem apontado como sendo o maior líder dessa associação criminosa, que foi preso na cidade de Altos. Além disso, ele acrescenta que a organização que foi alvo da operação da Polícia Civil, trabalhava com o tráfico de drogas mais ‘comuns’, como cocaína, crack e maconha, mas que havia também o envio de drogas sintéticas que vinham de São Paulo para o Piauí.
A “Operação 42” resultou, até o último boletim divulgado pela Polícia Civil, na prisão de 21 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e na apreensão de uma arma de fogo. O delegado Samuel Silveira reforçou ainda a importância do trabalho de inteligência desenvolvido pelo DENARC no combate ao tráfico de drogas e que tem gerado muitos resultados, enfraquecendo cada vez mais essas organizações e consequentemente reduzindo o tráfico de drogas no Estado do Piauí