Moradores de norte a sul do Piauí foram surpreendidos com a passagem de um meteoro que cruzou o céu do Estado nesta madrugada deste sábado, 13 de julho. O fenômeno foi registrado às 00h10 da madrugada deste sábado e durou apenas dois segundos, no entanto chamou muito a atenção de todos que puderam presenciar. Há registros de que o fenômeno foi visto nos municípios de Patos do Piauí, Ipiranga, Jaicós, Belém do Piauí, Padre Marcos, Simões, Picos, Floriano, Parnaíba e Luís Correia.
O climatologista Werton Costa publicou um vídeo explicando o fenômeno e ressaltando o espetáculo luminoso se dá pelo atrito do objeto ao entrar em contato com a atmosfera terrestre em alta velocidade, causando sua desintegração. “Fenômenos luminosos, astronômicos no céu do Piauí são mais comuns do que se imagina. Na verdade, nós estamos falando de objetos metálicos, rochosos extraterrestres resultantes do processo de formação do sistema solar. Quando eles entram em nossa atmosfera em grande velocidade, sofrem atrito e são desintegrados, produzindo o fenômeno luminoso que nós conhecemos como meteoros”, destacou.
Werton Costa acrescentou ainda que o período entre julho e agosto é muito propício para a visualização desse fenômeno, e um espetáculo comum nessa época são as chuvas de meteoros da chamada “Delta Aquáridas”. Além disso, ele destacou que não há qualquer tipo de risco para as pessoas, pois os objetos extraterrestres estão explodindo e se desintegrando a muitos quilômetros de altitude ao entrar na atmosfera terrestre.
“O período de julho até agosto é fértil em visualização das chamadas estrelas cedentes, até porque o céu está mais limpo, como poucas nuvens e nós podemos apreciar as chamadas famílias da Delta Aquáridas, a chuva de meteoros, que é comum nessa época. Zero risco para a sociedade, afinal eles estão explodindo ou se incendiando lá em cima, curta o espetáculo”, pontuou.