A Superintendência da Polícia Federal no Piauí (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 11, a operação Chassifá, que em hebraico significa revelar ou expor. A operação tinha como objetivo desarticular um esquema criminoso especializado na falsificação de documentos de identidade para a obtenção de empréstimos em instituições financeiras do estado, utilizando nomes de terceiros.
A operação da PF cumpriu mandados de busca e apreensão na cidade de Teresina, que foram expedidos pela 3ª Vara Federal de Teresina. As investigações expuseram o modus operandi do esquema criminoso, que consistia em recrutar pessoas para que, por meio de uma compensação financeira, aceitassem se passar por outras para a obtenção em empréstimos.
De acordo com as investigações, ao concordarem em participar do esquema criminoso, as pessoas recrutadas deveriam enviar uma foto sua, no formato 3×4, para que ela fosse utilizada na montagem do documento pelo falsificador. Esses documentos falsos, com a foto da pessoa contacta e os dados de terceiros, obtidos pela quadrilha, eram então utilizados para o cometimento das fraudes financeiras.
Até o momento a PF identificou a participação de mais de 200 pessoas, que concordaram em enviar suas fotos para a montagem dos documentos falsos. A Polícia ressalta que todas elas serão identificadas e responsabilizadas criminalmente. Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos eletroeletrônicos, documentos, cartões e materiais destinado às falsificações. Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso.