Operação

Polícia Civil prende membros de quadrilha que atuavam no roubo de cargas

De acordo com a Polícia Civil um dos presos tem participação no roubo de uma aeronave ocorrido em Teresina em 2023

Juarez Oliveira
Repórter do EM OFF

Uma operação realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), na noite da quarta-feira, 24, na região próxima ao balão do Mercado do Peixe, na zona sudeste de Teresina, resultou na prisão de membros de uma quadrilha que atuava no roubo de caminhões e de suas cargas. Ao todo, a Polícia Civil efetuou a prisão de cinco envolvidos no crime, além da apreensão de uma arma de fogo, drogas, uma balança de precisão e carretas com notificação de roubo ou furto.

De acordo com a Polícia Civil, a ação foi deflagrada após os desdobramentos das investigações do roubo de uma carga de cerveja ocorrido na zona rural do município de Monsenhor Gil, em que o motorista foi mantido em cárcere privado. Nas investigações desse crime, os agentes localizaram um galpão em Teresina, que era utilizado pela quadrilha para carga e descarga de mercadorias roubadas, além do desmanche de caminhões e carretas.

No galpão utilizado pela quadrilha, a Polícia Civil encontrou quatro caminhões com registro de roubo e furto, que já estavam sendo preparados para o transporte de cargas roubadas, além de uma carreta com uma carga de trigo, também roubada. Além disso, um casal que era responsável pelo local foi preso e com eles foi encontrada uma arma de fogo, que foi apreendida.

O delegado da Polícia Civil Charles Pessoa, coordenador do Draco, informou ainda que além do casal mais três pessoas foram presas acusadas de participação no esquema criminoso e foram apreendidos também, além da arma de fogo, várias munições, uma quantidade considerável de entorpecentes e ainda uma balança de precisão.

A Polícia Civil informou ainda que um dos suspeitos presos durante a operação havia participado do roubo de uma aeronave ocorrido em Teresina, em janeiro de 2023. A aeronave, pertencente ao médico Jacinto Lay, avaliada em cerca de R$ 2 milhões, foi roubada do Clube do Ultraleve do Piauí no dia 14 de janeiro e foi encontrada no município de Juara, em Cuiabá, no Mato Grosso, no dia 23 do mesmo mês. A distância, em linha reta entre Teresina e Juara é de cerca de 1800 km.