APREENSÃO

Polícia desmancha rinha de galo e apreende 46 animais no Piauí

Ação realizada pela Polícia Militar do Piauí apreendeu 46 galos e levou 14 pessoas para prestarem esclarecimentos na Central de Flagrantes

Juarez Oliveira
Repórter do EM OFF

A Polícia Militar do Piauí, por meio do seu Batalhão de Polícia Ambiental, desmantelou um local onde se praticava rinha de galos, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. O grupamento de polícia chegou ao local por meio de uma denúncia anônima feita através do disk denúncia. Na ação os militares apreenderam 46 galos indianos, além de conduzirem 14 pessoas, que estavam no local até a Central de Flagrantes.

A ação policial foi realizada em uma casa localizada na Travessa Santa Lúcia, no bairro Alto Santa Maria, no início da tarde de domingo, 07. Os policiais relataram que os galos apreendidos apresentavam características típicas de animais utilizados para esse tipo de prática criminosa como: esporões cortados e muitas marcas de ferimentos.

As pessoas que foram encaminhadas à Central de Flagrantes passaram por oitiva feita pelo delegado Renato Pinheiro. Dentre as pessoas encaminhadas para a Central de Flagrantes, o dono do imóvel, identificado somente como Antônio, alegou que é criador de galos e que por isso foram encontrados tantos animais em sua casa. Os galos apreendidos foram entregues ao IBAMA.

As rinhas de galos são proibidas no Brasil desde os anos 30, por meio do Decreto Federal 24.645/1934. A Lei federal de crimes ambientais, Lei Nº 9605/1998, estabeleceu como crime qualquer ato de maus tratos e é utilizada para punir os infratores. A pena para quem for condenado nesse tipo de crime vai de dois a cinco anos de prisão, além do pagamento de multa e inclusão do nome no registro de antecedentes criminais.