DIA DE CAMPO DA FAZENDA IPÊ!

Rafael Fonteles aponta agro como motor de empregos e desenvolvimento no Piauí

Em sua oitava edição, o evento bateu recorde de público e reuniu mais de 3 mil inscritos

a
agência conversadebastidores, Repórter do EM OFF

O governador Rafael Fonteles participou, nesta última sexta-feira (6/2), do Dia de Campo da Fazenda Ipê. O evento, do Grupo Insolo, foi realizado em Baixa Grande do Ribeiro, no sul do estado. Sendo assim, em sua oitava edição, o evento bateu recorde de público e reuniu mais de 3 mil inscritos. Entre eles: produtores, empresários, técnicos, pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas do agronegócio.

Portanto, na visita, Fonteles destacou o protagonismo do Cerrado piauiense na produção nacional. Além de afirmar que o avanço regional também se explica pelo nível de tecnologia, gestão e inovação empregado nas propriedades. Segundo ele, o poder público deve assegurar infraestrutura e qualificação profissional para sustentar a expansão do setor, citando a Insolo como referência nesse padrão produtivo.

O governador, no entanto, lembrou que esta foi a quarta vez que participa do Dia de Campo do grupo durante o mandato. E aproveitou para avaliar a iniciativa como um símbolo de parceria entre governo e setor produtivo para gerar oportunidades no estado.

PRESIDENTE DO GRUPO FAZ AVALIAÇÃO:

O presidente do conselho administrativo do Grupo Insolo, Ricardo Faria, afirmou que abrir as porteiras para a comunidade ajuda a mostrar, na prática, a transformação econômica da região. Mas, ele disse que a evolução do agronegócio tem refletido em renda e qualidade de vida e que o foco agora é ampliar a agregação de valor à produção.

Além disso, o texto mencionou projetos de industrialização no sul do Piauí, como a primeira usina de etanol de milho em Uruçuí e, da mesma forma, a instalação da Friago, que prevê a implantação de um frigorífico no município. Entretanto, o senador Marcelo Castro avaliou que a nova etapa amplia a cadeia produtiva ao incorporar biocombustíveis e proteína animal, com impacto na geração de empregos.

Por fim, o secretário estadual de Agronegócio e Empreendedorismo Rural, Fábio Xavier, ressaltou o peso do Grupo Insolo na economia local. Ele citou cerca de 250 mil hectares plantados no Piauí. Ele mencionou ainda o compromisso de destinar 1% das terras ao cultivo de arroz, volume que, segundo ele, representa parcela importante do consumo estadual.