MARCOU PRESENÇA!

Rafael Fonteles participa do lançamento do Pacto Nacional contra o Feminicídio e reforça: denúncia salva vidas

O governador Rafael Fonteles (PT) participou, nesta quarta-feira (4), no Palácio do Planalto, em Brasília, do lançamento do Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio.

Neto Maciel, Repórter do EM OFF

O governador Rafael Fonteles (PT) participou, nesta quarta-feira (4), no Palácio do Planalto, em Brasília, do lançamento do Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio. A solenidade reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, autoridades dos três poderes. Além de parlamentares e integrantes do governo federal, incluindo a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

Mas, o pacto propõe uma atuação coordenada entre Executivo, Legislativo e Judiciário para reduzir a violência letal contra mulheres. Com medidas voltadas à prevenção, proteção, responsabilização de agressores e garantia de direitos. Sendo assim, durante o evento, Fonteles destacou que o enfrentamento ao feminicídio exige mobilização permanente. Mas também ressaltou a importância de denunciar a violência aos primeiros sinais, como forma de interromper ciclos de agressão e evitar desfechos fatais.

“O pacto representa a união dos três poderes para ampliar a luta contra a violência contra as mulheres. É um chamado, especialmente, para que os homens assumam responsabilidade nesse combate e para que as mulheres se sintam encorajadas a denunciar desde o primeiro sinal. O objetivo é salvar vidas”, afirmou o governador.

Por fim, ainda em Brasília, Rafael Fonteles cumpriu uma série de agendas institucionais. Ele participou de reuniões voltadas à segurança pública, discutindo ações integradas e cooperação entre estado e União. O governador também se encontrou com a direção do Serpro e manteve agendas com representantes do governo federal na área de cidades e saneamento, buscando alinhamento técnico e encaminhamentos para projetos de interesse do Piauí.