Um vídeo gravado dentro do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) circulou nas redes nesta quarta-feira (25/02/2026). Sendo assim, imediatamente provocou revolta e susto: um rato corre pelo chão de uma sala, enquanto pacientes e funcionários reagem à cena inesperada.
Além disso, um paciente acamado registrou as imagens e mostrou o animal circulando livremente pelo ambiente. Em meio ao alvoroço, funcionários tentam capturá-lo com um rodo e uma sacola, improvisando diante da situação — e, rapidamente, a gravação viralizou ainda pela manhã.
Diante da repercussão, a aparição do roedor reacendeu críticas sobre as condições estruturais da unidade. O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Sinatepi), Erick Riccely, afirmou que trabalhadores já relatavam falta de climatização, banheiros entupidos e presença de insetos havia algum tempo.
Segundo ele, até então o controle de roedores funcionava de forma eficiente. Porém, o episódio registrado no vídeo serviria como sinal de que a situação piorou.
O que diz o hospital
Por sua vez, a Diretoria Administrativa do HUT informou, em nota, que realiza desinsetização e desratização trimestralmente, conforme cronograma. A última aplicação ocorreu no fim de dezembro, com reforços em áreas estratégicas, como o setor de Nutrição.
Após a ampla circulação das imagens, a unidade determinou novas vistorias técnicas e reforçou imediatamente as ações de desratização, como medida preventiva e de controle. Além disso, equipes passaram a utilizar armadilhas e dispositivos de monitoramento em pontos considerados críticos.
Rato invade hospital de Teresina e deixa pacientes incredulos 😨 pic.twitter.com/AAXZEb6SuU
— Neto Maciel (@nettomaciiel) February 25, 2026
