POSSE AINDA SERÁ MARCADA!

Retorno de Dr. Leonardo Eulálio à Câmara de Teresina entra no radar após licença de Luís André

Com isso, após a ida do vereador Luís André (PL) para a Secretaria Municipal de Articulação Institucional, o partido direciona a cadeira no Legislativo ao primeiro suplente, Dr. Leonardo Eulálio de Araújo Lima.

N
Neto Maciel, Repórter do EM OFF

A Câmara Municipal de Teresina entra em fase de recomposição após a mudança no secretariado da Prefeitura. Com isso, após a ida do vereador Luís André (PL) para a Secretaria Municipal de Articulação Institucional, o partido direciona a cadeira no Legislativo ao primeiro suplente, Dr. Leonardo Eulálio de Araújo Lima. A posse, porém, ainda não aconteceu e depende de convocação formal e agendamento da solenidade.

Luís André foi empossado nesta quarta-feira (4/2), substituindo o deputado federal Júlio Arcoverde (PP), que deixou o cargo para retomar o mandato em Brasília. Com a licença do vereador, abre-se o caminho para o retorno de Leonardo Eulálio ao plenário. Movimento acompanhado de perto por aliados e adversários do PL.

Quem é Dr. Leonardo Eulálio:

Além disso, natural de Teresina, Dr. Leonardo Eulálio formou-se em Medicina pela UFPI e concluiu especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de São Paulo. Pai de Isadora, Isabela e Lauro Neto, construiu trajetória de liderança no setor: presidiu a SBOT-PI, comandou o SIMEPI (2004–2010) — período em que a categoria obteve avanços como plano de carreira — e foi presidente da Unimed Teresina, gestão associada à implantação do Hospital Unimed Primavera (HUP).

Mas, na formação, soma MBA Executivo em Saúde (NOVAFAPI/FGV), mestrado em Ciências da Saúde e experiência docente em Ortopedia. No campo político, mantém discurso voltado a “destravar” a máquina pública, com foco em saúde.

Histórico jurídico sob observação:

Por fim, em decisão de 3 de maio de 2024, o TSE cassou Leonardo Eulálio na legislatura passada e determinou a perda da chapa do PL em Teresina nas eleições de 2020, diante da suspeita de fraude à cota de gênero. No entanto, na época, ele perdeu o mandato e foi substituído pela advogada Graça Amorim (PRD), que também foi cassada por infidelidade partidária. Victor Linhares (PP) assumiu então o mandato na condição de terceiro suplente. Nas eleições de 2024 fez 5.516 votos e ficou como primeiro suplente do PL.