LUTO

Saiba os famosos que conheceram o parque fundado por Niède Guidon

Arqueóloga revolucionou a ciência com a Serra da Capivara, que encantou famosos como Porchat, Casé e Tico Santa Cruz

H
Hanna Carvalho, Repórter do EM OFF

A renomada arqueóloga Niède Guidon, responsável por transformar o Parque Nacional da Serra da Capivara em referência mundial em arqueologia, morreu nesta quarta-feira (4/6), aos 92 anos, em São Raimundo Nonato (PI), vítima de um infarto. A morte da pesquisadora foi confirmada nas redes sociais do parque, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1991.

Nascida em Jaú (SP), Niède iniciou suas pesquisas no Piauí em 1973 e escavou mais de 700 sítios arqueológicos, incluindo o emblemático Boqueirão da Pedra Furada, com pinturas rupestres de até 12 mil anos. Seu trabalho revolucionou a compreensão sobre o povoamento das Américas e colocou o Brasil no mapa da arqueologia mundial.

Celebridades encantadas com a Serra da Capivara

O legado de Niède não passou despercebido por personalidades do país. O Parque Nacional da Serra da Capivara, fundado por ela em 1979, tornou-se também um ponto turístico cultuado por famosos, que utilizam suas redes sociais para divulgar e exaltar a beleza e a importância científica da região.

Em julho de 2024, Regina Casé visitou o parque acompanhada da família e compartilhou registros nas redes sociais. “Férias dos meninos e eles aprendendo tanto quanto na escola! Nós também, através das pinturas rupestres, descobrindo uma nova perspectiva do que é ser humano”, escreveu a apresentadora, emocionada.

Fábio Porchat também esteve no local em agosto de 2023 e classificou a experiência como “monumental”. “O negócio das pinturas rupestres é o mais impressionante que temos no país e a gente nem sabe”, comentou, destacando ainda o encontro com Niède Guidon, a quem chamou de “patrimônio brasileiro”.

Outro nome que fez questão de conhecer o parque foi Tico Santa Cruz. Em maio de 2025, o cantor visitou os principais pontos turísticos e registrou tudo nas redes sociais. “Impossível de reproduzir em fotos”, escreveu sobre a paisagem e os registros rupestres milenares.

O humorista Whindersson Nunes, natural de Bom Jesus (PI), já esteve no parque e posou com sua tatuagem “Piauí” em frente à famosa Pedra Furada, em 2020.

Mais Você na Capivara

A sétima temporada do quadro “Na Estrada”, do Mais Você, também teve como cenário a Serra da Capivara. Jimmy Ogro e Carol Nakamura comandaram a atração mostrando os principais pontos dos sítios arqueológicos, com apoio de um guia local. O especial incluiu visitas ao Museu da Natureza e ao Boqueirão da Pedra Furada, ampliando a visibilidade do parque para o grande público.

Legado eterno

Além de fundar o parque e a FUMDHAM (Fundação Museu do Homem Americano), Niède recebeu diversos prêmios, incluindo o Almirante Álvaro Alberto, concedido pelo CNPq e Marinha do Brasil, em 2024. Seu trabalho extrapolou a ciência e se tornou símbolo de resistência cultural, preservação e orgulho nacional.

O governo do Piauí decretou luto oficial de três dias. A comunidade científica e a população de São Raimundo Nonato lamentam a perda irreparável, mas celebram o impacto imensurável de sua vida dedicada à história do Brasil e da humanidade.