As operações de inteligência desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e que foram destaque em todo o Brasil pela recuperação e restituição de aparelhos celulares que foram alvo de roubo ou furto no Piauí, resultaram em mais uma ação de devolução dos aparelhos aos seus donos nesta quarta-feira, 14.
Na 6ª ação de devolução de aparelhos celulares da SSP-PI, são ao todo 270 aparelhos que foram recuperados e estão aguardando para que seus proprietários apresentem a documentação para fazer a restituição. O superintendente das Operações Integradas (SOI), delegado Matheus Zanatta, destacou que os proprietários, que foram notificados por meio de edital de restituição, terão até a próxima semana para se dirigirem à sede da secretaria, para receber os celulares.
Ao se deslocarem à sede da secretaria, os proprietários devem apresentar o Boletim de Ocorrência, como registro do roubo ou furto do aparelho, a nota fiscal e a caixa do aparelho. Mas os proprietários que não tiverem essa documentação também podem comparecer à sede pois a superintendência fará as análises dos casos de forma individual. Desde o início das operações de combate ao roubo, furto e comércio de celulares roubados, mais de 100 lojas foram interditadas e 87 pessoas presas ou conduzidas para prestarem esclarecimentos.
Aqueles aparelhos que não forem retirados até a próxima semana serão encaminhados para o poder judiciário e os proprietários terão que fazer o pedido de restituição junto ao juiz. O delegado Matheus Zanatta ressalta ainda que os números de roubos e furtos de celulares caíram no Estado do Piauí. A ação de restituição da SOI faz parte de uma política pública permanente da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e já recuperou e devolveu milhares aparelhos furtados e roubados.