No último sábado, 20, foram realizadas as Convenções Partidárias que oficializaram as chapas e os candidatos que vão disputar as eleições de 2024 em disputas por todo o país. Os partidos têm até o dia 05 de agosto para a realização das convenções. Em Teresina, grande parte dos partidos realizaram suas convenções logo no primeiro dia estabelecido pela justiça eleitoral, que foi neste sábado, 20.
Somente no sábado, cinco chapas foram oficializadas para a disputa pela prefeitura de Teresina: Drº Pessoa e Ricardo Bandeira, pelo PRD e Avante; Fábio Novo e Paulo Márcio, pelo PT e MDB; Silvio Mendes e Jeová Alencar, pelo União Brasil e Republicanos; Telsírio Alencar e Juliana Macedo, pelo Mobiliza; e Tonny Kerley e Wanessa Viana, pelo Novo.
A movimentação e comentários entre os apoiadores de cada chapa foram as que sempre ocorrem nesse tipo de evento: quem levou mais gente, qual convenção estava mais animada, qual teve os discursos mais enfáticos. O de sempre. No entanto, um ponto em específico chamou a atenção dos teresinenses, em especial nas redes sociais, que foi o contraste da empolgação do candidato a vice Jeová Alencar, com a atitude contida do candidato a prefeito Silvio Mendes, durante a apresentação dos dois na convenção.
O comportamento de Silvio Mendes, 75 anos, durante a convenção, fez com que ele fosse comparado com o presidente americano Joe Biden, 81 anos, que neste domingo, 22, anunciou que não irá disputar a reeleição, após vários episódios em que se mostrou confuso, sofreu quedas e trocou ou esqueceu os nomes de autoridades e chefes de estado, para apoiar a sua então vice Kamala Harris. O vídeo que gerou a comparação nas redes sociais mostra o público da convenção animado e fazendo muito barulho, Jeová e todos os demais presentes ao palco vibrando, acenando, sorrindo, e Silvio Mendes, com as mãos postas à frente do corpo, apenas observando, sem esboçar reação.