A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que, a partir da próxima segunda-feira (09/02), o SUS em Teresina passará a disponibilizar o nirsevimabe. Medicação anticorpo monoclonal indicado para reduzir o risco de infecções respiratórias graves. Infecções como bronquiolite e pneumonia, provocadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em bebês e crianças.
Mas, nesta etapa inicial, o imunobiológico será aplicado exclusivamente em pacientes internados, incluindo crianças em UTI, conforme os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. A oferta, no entanto, ocorrerá nas maternidades municipais Dirceu, Promorar, Satélite e Buenos Aires. Além do HUT, Hospital do Parque Piauí, Hospital Infantil e Maternidade Evangelina Rosa.
Segundo a FMS, o atendimento a crianças não internadas ficará para um segundo momento, condicionado à chegada de novos lotes. Mas, para ter acesso ao nirsevimabe, será necessária a apresentação de documentos pessoais, cartão de vacina, prescrição médica e laudo que comprove a indicação do medicamento, tanto para validar o enquadramento no grupo elegível quanto para registro das informações no sistema.
A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, destacou que a incorporação do nirsevimabe marca um avanço na proteção da saúde infantil. Ela explicou, ainda, que a aplicação ocorre em dose única intramuscular e, diferentemente das vacinas tradicionais, o medicamento não estimula o organismo a produzir defesa; ao contrário, fornece anticorpos prontos e, assim, amplia a proteção de forma imediata.
De acordo com a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, Teresina já recebeu 250 doses para a fase de implantação. Paralelamente, profissionais diretamente envolvidos no processo estão passando por capacitação para garantir a aplicação e o fluxo de atendimento previstos nesta etapa.
