SAIBA COMO PARTICIPAR!

Teresina terá mutirão com mais de mil triagens gratuitas para diagnóstico precoce de câncer

Os atendimentos acontecem no sábado (7) e no domingo (8), no Hospital da Polícia Militar (HPM), localizado na Avenida Higino Cunha, 1642, e são direcionados a moradores da capital e do território Entre Rios.

a
agência conversadebastidores, Repórter do EM OFF

Teresina recebe neste fim de semana um mutirão com mais de 1.000 consultas gratuitas de triagem voltadas ao diagnóstico precoce de câncer. Os atendimentos acontecem hoje (7/2) e no domingo (8/2), no Hospital da Polícia Militar (HPM). Além disso, vale destacar que a unidade fica localizada na Avenida Higino Cunha, 1642, e, dessa forma, atende moradores da capital e do território Entre Rios.

A iniciativa integra o Projeto de Atendimentos Médicos Especializados Itinerantes de Rastreamento e Diagnóstico Precoce dos Cânceres de Pele, Próstata e Colo do Útero (Amei). Estão previstas 340 consultas em dermatologia, 360 em urologia e 360 em ginecologia. Sempre com foco na identificação de sinais iniciais das doenças e no encaminhamento rápido para a rede de cuidados.

Sendo assim, para participar, os interessados devem comparecer ao HPM levando documento de identificação (como RG), cartão do SUS e comprovante de residência. Mas, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), além das avaliações médicas, também haverá realização de exames quando indicados. Incluindo biópsias, garantindo o acompanhamento clínico desde a primeira consulta.

Por fim, segundo o secretário estadual de Saúde, Dirceu Campêlo, a ação busca acelerar o acesso da população a especialistas e aos exames de rastreamento, reduzindo o tempo entre a suspeita e o diagnóstico.