EM PARNAÍBA!

Tutor de cão é preso por maus-tratos após animal ser encontrado acorrentado e sem vida

Segundo a polícia, ele e outro cão estavam presos por correntes, sem água e em situação de abandono

agência conversadebastidores, Repórter do EM OFF

Um cachorro encontrado em condições de maus-tratos morreu no momento em que era resgatado no últomo sábado (14/2), no residencial Simplício Dias, em Parnaíba, no litoral do Piauí. Segundo a polícia, ele e outro cão estavam presos por correntes, sem água e em situação de abandono. As autoridades identificaram o homem como responsável e, em seguida, efetuaram a prisão.

De acordo com a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), a ação começou após uma denúncia. A pessoa que comunicou o caso enviou fotos e vídeos aos policiais, indicando a situação dos animais. Para o resgate, a equipe solicitou apoio da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da OAB-PI e da ONG Adota PHB, que ajudaram a buscar um local seguro para acolhimento.

No endereço informado, os policiais encontraram os cães muito debilitados, sem acesso a alimento e com sinais de infestação por carrapatos. Durante a tentativa de retirada de um dos animais, a equipe constatou que ele já estava sem vida.

O suspeito disse aos policiais que teria encontrado os cachorros em um “barreiro” do bairro e levado para casa com a intenção de criá-los. Logo depois, as autoridades encaminharam o homem à Central de Flagrantes de Parnaíba, onde ele prestou depoimento. Em seguida, as autoridades acionaram a perícia criminal, que esteve no local para levantar informações sobre a morte do cão.

Na sequência, voluntários retiraram o outro cachorro da residência e o levaram para um abrigo de proteção animal. Segundo o major Adão Freitas, da Cipa, o homem permanece detido porque a legislação prevê pena de dois a cinco anos de prisão para casos de maus-tratos a animais.

ASSITA AO MOMENTO NO VÍDEO ABAIXO: