ExclusivoVereador chegou a exigir 144 ‘portarias’ para votar a favor da Prefeitura

Prefeito de Parnaíba resiste à pressão de vereadores por cargos e mantém compromisso com responsabilidade fiscal

Doralice Soriano, Repórter do EM OFF

A gestão do prefeito Francisco Emanuel, em Parnaíba, tem enfrentado desafios não apenas financeiros, herdados da antiga administração, mas também políticos. Informações de bastidores confirmadas por fontes do EM OFF Piauí apontam que ao menos três vereadores da base governista tentaram pressionar o prefeito com exigências que beiram o absurdo: ao todo, os parlamentares solicitaram cerca de 137 portarias — cargos comissionados — e ainda pediram mais repasses de recursos para suas bases eleitorais. Um dos vereadores chegou a pedir 144 portarias para “atuar em favor da prefeitura”.

As exigências, vistas pela gestão como insustentáveis diante da realidade fiscal do município, foram recusadas de forma clara e direta pelo próprio prefeito. Francisco Emanuel tem priorizado a responsabilidade fiscal e a moralidade administrativa desde que assumiu o cargo, herdando da antiga gestão um rombo milionário que comprometeu contratos, salários e serviços públicos essenciais.

A resposta negativa do prefeito, baseada em critérios técnicos e legais, teria irritado os vereadores, que agora atuam de maneira contraditória nas redes sociais. Nas postagens, eles tentam construir uma imagem de defensores da população, questionando ações da prefeitura e simulando oposição. No entanto, segundo interlocutores próximos ao gabinete do prefeito, o comportamento seria uma retaliação à recusa em atender aos interesses pessoais e políticos dos parlamentares.

Foto: Câmara Municipal. Reprodução