tumulto

Conselho de ética toma decisão em processo que pede cassação do mandato de André Janones

O deputado mineiro era alvo pedido de cassação de mandato por acusação de quebra de decoro parlamentar

Juarez Oliveira
Repórter do EM OFF

Acabou no início da tarde desta quarta-feira, 05, a sessão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que analisou um pedido de processo disciplinar contra do deputado federal André Janones (Avante-MG), por suposta quebra de decoro parlamentar por desvios de recursos públicos de seu gabinete, através de depósitos dos salários de assessores parlamentares. Ao final da sessão, houve troca de insultos e empurrões entre Janones e diversos deputados bolsonaristas.

A decisão do Conselho de Ética foi pelo arquivamento da denúncia contra o deputado mineiro, por 12 votos a 5. A ação contra o deputado André Janones foi apresentada pelo PL em dezembro de 2023 e pedia a cassação do mandato do deputado por quebra de decoro parlamentar. O relator do caso no conselho de ética foi o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que apresentou parecer para o arquivamento da denúncia.

Após a decisão do Conselho de Ética pelo arquivamento da denúncia contra Janones, parlamentares da oposição partiram em direção ao deputado chamando-o de “rachador” e “covarde”. André Janones reagiu contra os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Zé Trovão (PL-SC) trocando insultos e empurrões. Após as trocas de insultos, o deputado André Janones foi escoltado pela polícia legislativa da Câmara.

As ofensas continuaram nas redes sociais. André Janones chamou Nikolas de frouxo e Kim Kataguiri de nazista. Já o deputado Nikolas Ferreira afirmou que “Janones me xingou, xingou minha família e minha honra. Janones provoca, chama pra briga e quer que a gente fique calmo? Ninguém é de ferro”.

Sair da versão mobile