Gleisi Hoffmann, chefe do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou que há surpresas para posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, A dirigente prometeu uma “surpresa” e se recusou a revelar quem vai entregar a faixa presidencial a Lula, que tudo indica ser a ex-presidenta Dilma Rousseff.
Tendo em vista que o atual ocupante do cargo, Jair Bolsonaro (PL), viajou para Miami, nos Estados Unidos , será preciso encontrar outra opção para enviar a faixa para o petista. O vice-presidente Hamilton Mouro (Republicanos) já havia dito que não compareceria à cerimônia em Brasília ( DF).
Como resultado da queda de ambos , segundo a Constituição , Arthur Lira, o presidente da Câmara dos Deputados , é o terceiro na linha de sucessão à presidência. Como a mudança de presidente é apenas um ato simbólico , não é necessário seguir os conselhos dados; em vez disso , a nova administração deve decidir como e quem realizará essa tarefa.
Segurança da Posse:
De acordo com Gleisi , conversas têm sido mantidas com a Polícia Federal e a Polícia Militar do Distrito Federal para garantir a segurança de todos os participantes e espectadores das cerimônias que irão compor o processo de posse. Militantes petistas estão sendo instruídos sobre cuidados como a necessidade de resistência a provocações e cautela em áreas populosas.
Programação da Posse:
A programação prevê que o presidente eleito Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) cheguem à Catedral Metropolitana às 14h20 ( horário de Brasília ). De lá irão em cortejo convencional até o Congresso Nacional. O início da sessão solene será às 15h30, quando serão executados o hino nacional, os termos do pelotão e o discurso à nação.
O Festival do Futuro, realizada no mesmo dia para celebrar a vitória do 39º Presidente do Brasil, será realizada. O festival começa às 11h na Esplanada dos Ministérios e traz apresentações gratuitas de diversos artistas, como Baianasystem,Martinho da Vila ,Margareth Menezes,Pabllo Vittar,Duda Beat, entre outros.