Eleições 2024

Nova pesquisa mostra cenário da disputa para a Câmara Municipal de Teresina

Pesquisa do Instituto Consulte, com 1000 eleitores teresinenses, mostra o cenário para as eleições municipais

Juarez Oliveira
Repórter do EM OFF

Pesquisa de intenção de votos divulgada nesta sexta-feira, 24, pelo Instituto Consulte trouxe o retrato da disputa para a Câmara Municipal de Teresina nas eleições de outubro de 2024. O levantamento para a disputa ao cargo de vereador e vereadora foi feito na modalidade espontânea, onde o eleitor aponta em quem pretende votar.

Entre os mais lembrados da pesquisa se destacam o atual presidente da Câmara, Enzo Samuel, com 1,3% e o vereador Dudu, em segundo lugar, com 1,1%. Outros nomes que se destacaram entre os mais lembrados na pesquisa são: Rafael do Pesqueirinho (1,0%), Graça Amorim (0,9%), Bid Lima (0,8%), Roncalinho (0,8%), Bruno Vilarinho (0,7%), Gustavo de Carvalho (0,6%), Pedro Alcântara (0,6%), Joninha (0,6%), Venâncio Cardoso (0,6%), Erlan Bastos (0,6%), Zé Filho (0,6%), Fernanda Gomes (0,5%) e Neto do Angelim (0,5%).

Os números da pesquisa para vereador mostraram ainda que 58,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam em quem pretendem votar para o cargo. Dentre os mais lembrados da pesquisa destaca-se o jornalista Erlan Bastos, que nunca ocupou cargo eletivo, mas vem sempre pontuando entre os mais lembrados para o cargo de vereador de Teresina.

O Instituto Consulte ouviu 1000 eleitores teresinenses, nas zonas urbana e rural de Teresina, entre os dias 20 e 22 de maio. A pesquisa possui um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,09%, para mais ou para menos, e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 02937/2024.

Levantamento completo dos nomes citados na pesquisa para vereador de Teresina

DISPUTA PARA A PREFEITURA DE TERESINA

A pesquisa também marca o avanço do pré-candidato a prefeitura de Teresina Fábio Novo, que ultrapassou o pré-candidato Sílvio Mendes, que vinha liderando as últimas pesquisas. Os números do Instituto Consulte mostram que Fábio Novo tem 28,6%, contra 27,8% de Sílvio Mendes, na espontânea. Já na estimulada a vantagem de Fábio Novo aumenta, com 43,10%, contra 39,8% de Sílvio Mendes.